A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) foi fundada em 10 de agosto de 1948 e desde lá atua como a representante legal dos interesses do setor terciário no âmbito estadual.

Congrega 65 sindicatos patronais em todo o estado e administra, em Santa Catarina, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o Sistema S.

A Fecomércio SC tem o propósito de unir, orientar, defender e representar as atividades e categorias deste setor, reconhecido como um dos principais motores da economia no Estado. Conta com uma gestão descentralizada setorial e regionalmente, com 18 vice-presidências que abarcam as regiões Sul, Norte, Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Litoral, e Grande Florianópolis, nos setores de habitação, serviços, turismo, varejo, atacado, supermercados e comércio farmacêutico.

Além da articulação política e legislativa nas diferentes esferas, a Federação presta assessoria nas áreas jurídica, econômica, sindical, administrativa, tecnológica e de imprensa aos sindicatos, disponibiliza informações de mercado e oferece diversos produtos e serviços para trazer mais competitividade aos segmentos representados.

Conforme a legislação brasileira, a organização sindical do setor terciário estrutura-se em três planos: confederação nacional, federação estadual e sindicatos municipais. Os sindicatos, na base, representam as empresas nas diversas categorias; as federações estaduais, com jurisdição mais ampla, reúnem os sindicatos do segmento representado; e no topo está a Confederação, formada por todas as Federações.

Confira o ESTATUTO da Fecomércio SC

Missão

"Representar as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, objetivando o desenvolvimento sustentável."

Visão

"Até 2020 ser referência na representação do comércio de bens, serviços e turismo, para o empresário catarinense."

• Ética
  • Empreendedorismo