MERCADO

Apesar do avanço no PIB no 1º trimestre, setor de serviços amarga impactos da pandemia

Atualizado em 01 junho, 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 1,2% no primeiro trimestre de 2021 frente ao período imediatamente anterior. Apesar do avanço, o ritmo no crescimento foi menos intenso que os trimestres anteriores (7,8% no 3ºtri./20 e 3,2% no 4ºtri./20). Já no acumulado de quatro trimestres, o PIB diminuiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Dentre os segmentos econômicos, o setor de serviço permanece sendo o mais impactado pelas medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19. Os dados do primeiro trimestre apontam leve elevação de 0,4% frente ao trimestre anterior. Além do movimento mais lento, o serviço foi o único setor a apresentar variação negativa em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, queda de 0,8%. Reforça a intensidade dos efeitos negativos a queda no acumulado de quatro trimestres ser em maior grau no setor de serviço (-4,5%) do que os demais setores econômicos (agropecuária -2,3% e indústria -2,7%).

Apesar dos impactos, o setor permanece como principal motor na geração de riqueza, sem levar em consideração o setor público, representando 44,90% do PIB no primeiro trimestre.

Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (5,0%), Atividades imobiliárias (3,0%) e Informação e comunicação (0,8%) obtiveram resultados positivos.  Já Outras atividades de serviços (-13,0%) e Transporte, armazenagem e correio (-8,6) registraram resultados negativos no acumulado em quatro trimestres. As perdas foram influenciadas pela queda nos serviços presenciais, como alojamento em hotéis e similares e serviços de alimentação. Em Santa Catarina, esse resultado é visível no mercado de trabalho formal: 1.839 postos de trabalho foram fechados no agrupamento alojamento e alimentação, com destaque para hotéis (-1.570) e restaurantes e similares (-871).

O comércio, que compõem 17,06% do setor privado, houve elevação de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas o volume do comércio continua com perdas de 2,4% no acumulado em quatro trimestres.

Consumo

Do lado da demanda, o consumo das famílias encerrou o trimestre do ano estável com movimento de 0,1%, entretanto, apresenta queda de 5,7%  no acumulado em quatro trimestres. Esse resultado pode ser reflexo da ausência do auxílio emergencial, que voltou apenas em abril, do agravamento da pandemia e do aumento da inflação.

No Estado, o índice que mensura  a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses, após atingir o menor nível histórico da série em março de 2021, volta a reagir de maneira sutil  em maio, mas segue apontando expectativas negativas.

Vacinação

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o aumento da imunização deve refletir em maior segurança no retorno ao trabalho e na diminuição do isolamento social, assim, há elevação das atividades econômicas, principalmente no setor de serviços e comércio, que foram os mais afetados pela pandemia.

A cada aumento de dez pontos percentuais nas doses aplicadas por 100 habitantes, o PIB é revisado para cima em 0,13 pontos percentuais, em média, conforme levantamento do Ministério da Economia, divulgado em Boletim Macrofiscal de maio.

Confira abaixo a movimentação do PIB de forma dinâmica ou CLICA AQUI para ampliar:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar