MERCADO

Presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac entrega Carta de Orlando ao governador de SC

Atualizado em 05 julho, 2019

Foto: Mauricio Vieira/ Secom

O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Bruno Breithaupt, entregou nesta sexta-feira (5) ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, documento com reivindicações do setor de turismo e sugestões de estratégias para impulsionar as vocações de cada região no Estado. A Carta de Orlando foi produzida pela comitiva de empresários e gestores catarinenses que participou da Missão Técnica Orlando, promovida pela Fecomércio SC e Senac, em maio deste ano.

Confira a Carta na íntegra

“É necessário ter um planejamento sólido do setor, gestão integrada e uma rede de cooperação entre poder público, iniciativa privada e comunidade para Santa Catarina se consolidar como um destino competitivo no Brasil. A Federação vem atuado sistematicamente para garantir segurança jurídica para quem quer investir na atividade turística do estado”, apontou Breithaupt.

O vice-presidente de turismo, Hélio Dagnoni, o presidente da Câmara Empresarial, João Eduardo Moritz, ambos da Fecomércio SC, e Luis Fernando Albalustro, coordenador da missão, participaram da agenda com o Governador. O encontro também foi acompanhado pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, Leandro Ferrari.

Entre as boas práticas que podem ser importadas para SC, elencadas na Carta de Orlando, estão: implementação de um Programa de Hospitalidade; desenvolvimento de um Programa de Gestão Integrada para o Turismo Catarinense; e criação e aplicação de um Plano de Marketing para subsidiar a tomada de decisões do trade e encaminhamentos de políticas públicas.

“Estamos trabalhando muito para fortalecer o turismo no estado e iniciativas como esta só vêm a somar. Temos uma equipe qualificada dando início a um novo tempo para o setor”, garantiu o Governador.

Outros projetos liderados pela Fecomércio SC e Senac para dinamizar o setor- como o Observatório do Turismo e o programa Turismo Catarinense em Movimento, que promove a integração das Instâncias de Governança- , também entraram na pauta da reunião.

Missão Técnica Orlando

A comitiva de empresários e gestores do turismo catarinense participou da missão de benchmarking para conhecer in loco as práticas da cidade que se transformou em referência mundial em eventos, entretenimento e lazer, com excepcionais índices de satisfação dos visitantes.

O roteiro incluiu visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College Of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do turismo e hospitalidade para atender a demanda da região), entre outros.

O objetivo da viagem foi identificar as estratégias usadas para a atração e retenção de visitantes, conhecer as práticas para fomentar participação dos agentes turísticos da região e a relação com o poder público local, além de observar as práticas de sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural no destino e equipamentos turísticos.

Confira outras missões do Senac SC