ECONOMIA

Vendas do varejo em SC recuam 3,6% em setembro, segunda queda consecutiva no ano

Atualizado em 12 novembro, 2021

Santa Catarina registrou a segunda maior queda nas vendas do comércio varejista em setembro, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE. O volume de vendas caiu 3,6% diante do mês anterior, após forte retração em agosto (10,30%). O resultado negativo aconteceu também em nível nacional (-1,3%) e em 25 estados.

> Confira a análise da Pesquisa Mensal do Comércio

Apesar da queda de 3% em relação a setembro de 2020, o varejo restrito em SC teve alta de 4,7% no acumulado em 12 meses e de 3,7% no ano. Já o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, segue em alta de 10,6% e 12,0%, respectivamente.

“Entre os 10 segmentos pesquisados, sete tiveram queda na comparação com o mesmo mês do ano passado. Setores que lideram as vendas do comércio varejista do ano anterior começam a apresentar sinais de retração, a exemplo dos supermercados, e os que estavam em recuperação têm movimento interrompido, como tecidos, vestuários e calçados”, comenta o economista da Fecomércio SC, Alison Fiuza.

Inflação x vendas

A desaceleração nas vendas dos setores mostra que a inflação está afetando o poder de compra dos consumidores em todo o país. Em Santa Catarina, 88,4% estão buscando alternativas para diminuir os impactos da alta nos preços, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC.

O aumento dos preços de alimentos e bebidas (11,71%) em 12 meses está impactando diretamente o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 1,8% no volume de vendas no acumulado do ano.

Veja o desempenho do comércio e o panorama dos segmentos:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior