PESQUISA

Aumenta o gasto médio dos turistas na 30ª Oktoberfest em Blumenau

Atualizado em 30 janeiro, 2018

A pesquisa sobre a 30ª edição da Oktoberfest em Blumenau, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) para traçar o cenário econômico e social dos frequentadores, e do comércio da região, revela um aumento no gasto médio do turista no evento, que passou de R$ 103,54, em 2012, para R$ 156,86, em 2013.

O estudo aponta ainda que gasto médio do turista no evento aumentou de R$ 103,54, em 2012, para R$ 156,86, em 2013. Além da evolução no gasto, os frequentadores também passaram a gastar em segmentos diferentes este ano. Houve crescimento, de 2012 para 2013, no gasto do comércio de rua, que passou de R$ 68,56 para R$ 133,45; no shopping, que passou de R$ 139,34 para R$ 201,28; e queda na Vila Germânica, onde o visitante gastou R$ 36,23 neste ano, sendo que, em 2012, o desembolso chegou a R$ 121,33. A forma de pagamento mais utilizada na festa foi o cartão de crédito à vista (33,8%), seguida do cartão de crédito parcelado (23,4%) e pelo dinheiro (15%).

Leia a pesquisa na íntegra

Perfil dos visitantes

O maior número de visitantes é de homens (54,6%), mas houve crescimento, nos últimos três anos, no número de mulheres que passaram a frequentar a festa alemã catarinense (de 41% em 2011 para 45,4% em 2013).

Grande parte dos frequentadores da Oktoberfest tem entre 26 e 35 anos (35,7%) e é turista (74,4%), sendo que 48,6% são pessoas de outros Estados e 25% de Santa Catarina. Conforme a pesquisa, o número de solteiros que frequenta a festa caiu nos últimos três anos, com 60% em 2011 e 52,3% em 2013. Já o número de pessoas separadas ou divorciadas passou de 4% em 2011 para 8,6% em 2013.

Paraná foi o estado que apresentou maior evolução no número de visitantes na festa, com 13,1%, em 2011, e 15,6% em 2013; seguido do Rio de Janeiro (9,3%, em 2011, e 12,1 em 2013). Cenário diferente dos paulistas, que teve queda de 28%, em 2011, para 26,7%, em 2013.

Faturamento cresceu

A atividade comercial, como um todo, teve um aumento inexpressivo no seu faturamento, de 0,92% em relação a 2012, e um aumento de 10,7% em relação ao período imediatamente anterior à festa. Os empresários entrevistados declararam que no comércio de rua, houve evolução no faturamento, que cresceu de 0,78%, em 2012, para 0,99%, em 2013. O mesmo cenário do comércio no shopping, que passou de -2,11%, em 2012, para 2,96%, em 2013. Somente a Vila Germânica teve queda no faturamento (3,64%, em 2012, para -12,77%, em 2013).

Transporte e hospedagem

O carro foi o transporte mais utilizado para a locomoção até a festa (38%), seguido do ônibus (26,4%), e de excursão (14%). A maioria dos visitantes ficou hospedada em hotéis (53,9%), e em casa de parentes ou amigos, 20,7%. A permanência na cidade ficou na média de três dias, segundo o estudo. Sendo que 84% dos visitantes informaram que aproveitaram a viagem para conhecer outras cidades (34% – Balneário Camboriú; 27% – Florianópolis; e 17% – Penha).

Atividades preferidas e avaliações

Entre os atrativos do evento, a Festa da Vila Germânica foi a que mais cativou os turistas (97,5%), seguida da gastronomia (73,7%), e dos desfiles (46,1%). Sendo que as bebidas ficaram no topo das preferências dos visitantes (40,2%). No geral, os turistas consideraram os preços da festa normais, dado que mostra o acerto dos comerciantes e da organização da festa na definição do valor dos produtos. A estrutura, o atendimento, os banheiros, a limpeza e a segurança na Vila Germânica receberam avaliação superior pelos turistas que visitaram a 30ª Oktoberfest, a maioria concedeu avaliações ótimas e boas para estes itens.

Foto: Marcelo Martins/Divulgação Oktoberfest

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