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Pesquisa mostra onde o turista gastou mais no Carnaval 2014 e o impacto no comércio

Atualizado em 29 janeiro, 2018

Com o objetivo de mapear o desempenho do turismo em uma época tão expressiva economicamente como o Carnaval, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) realizou uma pesquisa que revela o impacto da festa no comércio, além de detalhar o perfil de quem frequentou os dias de folia em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. Entre os dias 1º e 8 de março, foram realizadas entrevistas com 1.445 turistas e 440 empresários.

Leia a pesquisa na íntegra

O carro foi o meio de transporte mais utilizado pelos turistas nos quatro destinos pesquisados e a grande maioria dos visitantes é solteira e jovem, com idade entre 18 e 25 anos, assalariada, com renda entre R$ 1.418 e R$ 3.763. Pelo menos 53% dos entrevistados disseram que viajaram com a família no Carnaval, sendo Joaçaba a única cidade que prevaleceu a companhia dos amigos (47%). A cidade com maior porcentagem no número de familiares viajando foi São Francisco do Sul, com 79%.

Gastos com a folia

O predomínio de gastos, no período, dos turistas nas cidades pesquisadas foi com pacote turístico (R$ 1.567,49), hospedagem (R$ 1.140,55) e alimentação (R$ 446,41). Florianópolis foi a cidade onde os visitantes mais gastaram com pacotes turísticos (R$ 2.803,53).

No quesito hospedagem, São Francisco do Sul ficou com a maior média (R$ 1.454,51), seguida de Florianópolis, onde os turistas gastaram R$ 1.406,06.

A Capital catarinense também levou a maior fatia do orçamento com alimentação (R$ 586,94), seguida de Laguna (R$ 525,31) e São Francisco do Sul (R$ 415,67).

Avaliação do empresário

Para os empresários, o movimento no comércio durante o Carnaval 2014 foi avaliado como bom por 39% dos entrevistados. A cidade com maior percentual na avaliação “bom” foi Laguna (47%), seguida de Florianópolis, onde 43% disseram o mesmo.

Em Joaçaba e São Francisco do Sul, o impacto negativo e péssimo foi avaliado por mais da metade dos empresários. Em Joaçaba, 53% tiveram uma avaliação do movimento insatisfatória, sendo 21% considerando negativo e 32% péssimo. Em São Francisco do Sul, 44% dos entrevistados também avaliaram da mesma maneira, sendo 22% péssimo e 22% negativo.

Em relação ao gasto médio dos turistas, por cliente, em Florianópolis o desembolso no período do Carnaval foi de R$ 373,28, seguido de São Francisco do Sul (R$ 292,25) e Laguna (R$ 185,91). Joaçaba foi a cidade com menor gasto (R$ 123,23).

O faturamento também teve queda neste Carnaval, em comparação com o do ano passado, em todas as cidades pesquisadas. A média estadual ficou em -9,7%, sendo São Francisco do Sul a maior baixa, de -,11,3%, e Florianópolis, com -10,6%.

Perfil dos turistas

Os solteiros são a maioria em Florianópolis (57,6%), Laguna (53,7%) e Joaçaba (67,6%), diferindo apenas São Francisco do Sul, onde os visitantes que disseram ser casados ou ter união estável representaram maioria (60%).

A pesquisa mostra que a renda média mensal dos turistas que frequentaram as quatro cidades no Carnaval varia entre R$ 1.418 e R$ 6.109. Em Laguna, 26,9% dos turistas ganham acima de R$ 7.965. Os pagamentos à vista e em cartão de crédito predominaram entre os turistas.

Turismo regional

Em São Francisco do Sul, 47,8% dos turistas que frequentaram a festa são moradores do Estado do Paraná e 41,4% de Santa Catarina. Em Laguna, 47,1% de turistas são catarinenses e 35,7% gaúchos, com os principais municípios de origem Porto Alegre (19,4%) e Tubarão (15,9%). A cidade de Joaçaba recebeu 71,2% de turistas do Estado sendo que destes, 30,5% da própria microrregião.

Em Florianópolis, 97% dos turistas eram brasileiros e apenas 3% de turistas estrangeiros. O percentual de turistas argentinos reduziu pela metade neste Carnaval 2014. A distribuição na Capital em relação ao Estado de origem foi de 35,6% do Rio Grande do Sul, 22,7% de São Paulo, 16,0% do Paraná, 12,6% de Santa Catarina e 13,1% de outros Estados do Brasil. Os municípios de maior destaque foram Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, somando 35,7% dos turistas.

Pontos positivos e negativos de cada cidade

Em Florianópolis

O critério que levou o maior percentual na avaliação positica dos turistas na Capital foi o atendimento no comércio. Mais da metade dos entrevistados em Florianópolis (65%) disse que o atendimento foi bom na cidade. Dados da pesquisa apontam também que 64% dos visitantes avaliaram o atendimento de serviços como bom.

Outro percentual relevante foi a opinião dos visitantes sobre a sinalização turística de Florianópolis, no qual 51% dos turistas avaliou como boa. A hospitalidade da população também agradou, com 63% de avaliação boa.

Hospedagem e Gastronomia também tiveram destaque, com 45%, nos dois quesitos, avaliados como ótimo. Os foliões ainda analisaram a sensação de segurança como boa, com 51%. Pelo menos 23% disseram que a segurança foi regular. Os critérios que levaram o maior índice de percentual péssimo foi o táxi, com 13% dos turistas descontentes com o serviço, e o transporte coletivo de maneira geral, com 13% também dos votos.

Em São Francisco do Sul

A hospitalização da população foi avaliada por 86% dos turistas como boa. Entre os pontos positivos da cidade, a gastronomia também levou uma porcentagem boa relevante, de 76%. A sensação de segurança também foi vista como boa (78%) para a grande maioria dos foliões.

A pesquisa também aponta que 96% dos turistas não usaram táxi e 98% não utilizaram o transporte público. O atendimento no comércio foi avaliado em sua maioria como bom, com 74%. Atendimento de Serviços também, com 74%.
Em um cenário geral, São Francisco do Sul indica poucos pontos negativos. A maior porcentagem avaliada como péssima foi relacionada a atrativos culturais, com 4%, e sinalização turística, também com 4%.

Em Laguna

Na mesma linha positiva, Laguna foi avaliada como ótima nos quesitos hospedagem (56%), e como boa nos quesitos gastronomia (57%), sensação de segurança (60%), hospitalização da população (65%), entre outros.

O atendimento no comércio também foi bem avaliado, com 65% dos turistas apontando como bom. Da mesma maneira, a limpeza urbana (58%) e atendimentos e serviços (46%).

Em Joaçaba

A maior fatia de pontos positivos na cidade foi voltada ao atendimento e serviços, com 77%, seguido do atendimento no comércio e limpeza, ambos com 76%. O quesito informações turísticas ficou com a fatia de 44%.

Na utilização do táxi, 17% dos entrevistados avaliaram como bom o serviço, e transporte público também, com 11%.

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