PMC traz cenário preocupante para o varejo catarinense

Atualizado em 12 dezembro, 2014

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) revela que, em outubro, o comércio varejista de Santa Catarina registrou variação de -2,7% no volume de vendas, na comparação com o mesmo período de 2013. Outubro é o último mês analisado pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, o índice passou de 0,8% em setembro para 0,2% em outubro, o menor valor desde novembro de 2003. O percentual de variação da receita nominal, no acumulado em 12 meses, ficou em 6,0%, o resultado mais baixo de toda a série histórica que se iniciou em novembro de 2001.

Para a Fecomércio SC, os dados preocupam, pois mostram que a desaceleração do setor está se prolongando, o que prejudica a tomada de decisões de investimentos das empresas e contribui para a estagnação econômica. A inflação persistente, somada ao crédito restrito, às elevadas taxas de juros e à perspectiva de deterioração da renda e do explicam os resultados da PMC.

A entidade ainda ressalta que o comércio varejista catarinense tem apresentado os piores resultados da série histórica iniciada em 2001. Em outubro, por exemplo, o setor teve queda no índice do volume de vendas, no acumulado de 12 meses, pelo sexto mês consecutivo. O índice de 0,2% é o resultado mais baixo entre todas as unidades da federação.

Também chama atenção o resultado real negativo. A variação da receita nominal em outubro era 2,4%, na comparação anual, o que resulta em -4,2%, levando em consideração o IPCA de 6,6% daquele período. Isso significa que a receita obtida não está sendo suficiente para repor o aumento dos custos.

No contexto nacional, o comércio varejista do país registrou variação de 1,0% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, ambas as taxas em relação ao mês anterior (ajustadas sazonalmente).

Para 2015, a Fecomércio SC antecipa uma recuperação lenta para o setor, considerando que as medidas de ajuste anunciadas pela presidente Dilma não impactam o setor em curto prazo, mas têm chances de melhorar a situação econômica e o ambiente de negócios a partir da segunda metade do próximo ano.

Confira a pesquisa completa aqui.

Leia também

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Inflação cai em agosto pela primeira vez no ano

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Dívidas no cartão de crédito entre as famílias catarinenses cai em agosto

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi