PMC traz cenário preocupante para o varejo catarinense

Atualizado em 12 dezembro, 2014

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) revela que, em outubro, o comércio varejista de Santa Catarina registrou variação de -2,7% no volume de vendas, na comparação com o mesmo período de 2013. Outubro é o último mês analisado pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, o índice passou de 0,8% em setembro para 0,2% em outubro, o menor valor desde novembro de 2003. O percentual de variação da receita nominal, no acumulado em 12 meses, ficou em 6,0%, o resultado mais baixo de toda a série histórica que se iniciou em novembro de 2001.

Para a Fecomércio SC, os dados preocupam, pois mostram que a desaceleração do setor está se prolongando, o que prejudica a tomada de decisões de investimentos das empresas e contribui para a estagnação econômica. A inflação persistente, somada ao crédito restrito, às elevadas taxas de juros e à perspectiva de deterioração da renda e do explicam os resultados da PMC.

A entidade ainda ressalta que o comércio varejista catarinense tem apresentado os piores resultados da série histórica iniciada em 2001. Em outubro, por exemplo, o setor teve queda no índice do volume de vendas, no acumulado de 12 meses, pelo sexto mês consecutivo. O índice de 0,2% é o resultado mais baixo entre todas as unidades da federação.

Também chama atenção o resultado real negativo. A variação da receita nominal em outubro era 2,4%, na comparação anual, o que resulta em -4,2%, levando em consideração o IPCA de 6,6% daquele período. Isso significa que a receita obtida não está sendo suficiente para repor o aumento dos custos.

No contexto nacional, o comércio varejista do país registrou variação de 1,0% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, ambas as taxas em relação ao mês anterior (ajustadas sazonalmente).

Para 2015, a Fecomércio SC antecipa uma recuperação lenta para o setor, considerando que as medidas de ajuste anunciadas pela presidente Dilma não impactam o setor em curto prazo, mas têm chances de melhorar a situação econômica e o ambiente de negócios a partir da segunda metade do próximo ano.

Confira a pesquisa completa aqui.