Aumento na conta de luz prejudicará ainda mais o setor produtivo

Atualizado em 29 dezembro, 2014

A Fecomércio SC avalia que o novo modelo tarifário divulgado pela Aneel prejudicará ainda mais o setor produtivo do país – aquele que mais consome energia elétrica –, que já é penalizado por fortes pressões inflacionárias vindas do aumento dos combustíveis e da desvalorização do real. Em Santa Catarina, que já paga uma das maiores tarifas do país, o impacto será mais forte, reduzindo a competitividade do Estado e forçando o empresário a repassar para o consumidor o aumento dos custos.

A entidade considera importantes as medidas que promovam a economia de energia, mas elas não podem vir através do aumento dos custos. Foi pensando nisso que a Fecomércio SC, em parceria com a Celesc, lançou em outubro o Programa de Eficiência Energética para o Comércio, que beneficiará empresários que desenvolvam projetos capazes de poupar energia elétrica.

O novo modelo de bandeira tarifária anunciado na última sexta-feira, dia 26, pela Aneel, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015. De acordo com o modelo, haverá três bandeiras de consumo de energia elétrica: verde, amarela e vermelha. A primeira representa condições normais e não incorrerá em aumentos na conta de luz. A segunda informa que a situação de fornecimento não é mais favorável. Nesse caso, a tarifa se eleva em R$ 1,50 para cada 100 kWh de consumo. No último caso, o vermelho, as condições são desfavoráveis, o que acarreta um aumento de R$ 3,00 a cada 100 kWh de consumo.

Para o mês de janeiro, a Aneel enquadrou quase todo o país, inclusive Santa Catarina, na bandeira vermelha, visto que as secas prolongadas no sudeste do país prejudicaram o fornecimento de energia elétrica proveniente de fontes hídricas. Desse modo, uma parte maior de que a normal de energia elétrica está sendo fornecida por usinas termoelétricas, cujo preço de produção é mais caro. A agência justifica essa medida como uma maneira de estimular o consumidor a poupar energia.
 

Leia também

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Inflação cai em agosto pela primeira vez no ano

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Dívidas no cartão de crédito entre as famílias catarinenses cai em agosto

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi