Rede varejista norte-americana aposta na tecnologia para integrar canais de venda

Atualizado em 09 janeiro, 2015

Cerca de 45 empresários e colaboradores de empresas catarinenses participaram, em 8 de janeiro, de uma visita técnica à Bloomingdale’s, uma rede varejista norte-americana que compõe o segmento luxo do Grupo Macy’s e que tem no Brasil o seu principal público-alvo – os brasileiros são o segundo maior público internacional da empresa. O objetivo era conhecer as melhores práticas de varejo e comparar os mercados consumidores norte-americano e brasileiro.

O grupo foi recebido pelo executivo da área internacional da Bloomingdale’s, John Natoli, que apresentou um balanço sobre as principais ações implementadas pela rede em 2014 – quase todas voltadas para a convergência entre as vendas físicas e pela Internet e com ênfase no mobile, ou seja, nas transações feitas por smartphones. “São a carteira e a caixa registradora do futuro”, afirmou Natoli.

Pelo celular, os funcionários não só consultam o estoque de outras lojas como ainda têm acesso a informações sobre as preferências e gostos dos clientes, podendo entrar em contato para avisar sobre a chegada de alguma mercadoria, lembrá-los sobre cupons de descontos prestes a vencer, parabenizar pelo aniversário, etc. Em uma das lojas, em Stanford, na Califórnia, as vendas são feitas unicamente pelo smartphone – e cada funcionário possui o seu, que é capaz de passar cartões de crédito e débito e emitir notas fiscais.

Em 2014, o estoque de todas as 36 lojas Bloomingdale’s nos Estados Unidos foi unificado, permitindo que a empresa lançasse a modalidade de compra online com retirada na loja física. Mirou no que via, ou seja, na possibilidade de o cliente efetuar a compra de sua casa, à noite, e buscar a mercadoria na manhã seguinte, e acertou no que ainda não tinha visto: “Vivemos um fenômeno nas lojas físicas, hoje. Muitas e muitas vezes, o cliente faz a compra pelo seu smartphone enquanto caminha pela loja, já para buscar a mercadoria”, disse Natoli.

Oferecer conforto e comodidade ao cliente, valorizando a sua escolha pela marca, é um dos princípios da Bloomingdale’s. E é uma prática boa para quem compra e para quem vende: ao chegar à loja para buscar a sua mercadoria, o cliente gasta de 30% a 40% a mais. A empresa também investe em conhecer o perfil de seu público e, com base nestas informações, tem intensificado o seu sistema de recompensas por fidelização, que oferece pontos a cada dólar gasto em compras.
 

Leia também

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Inflação cai em agosto pela primeira vez no ano

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Dívidas no cartão de crédito entre as famílias catarinenses cai em agosto

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi