Com medidas simples, empresas do comércio podem reduzir em até 30% a conta de energia elétrica

Atualizado em 10 março, 2015

As empresas do comércio podem reduzir em até 30% as suas despesas com energia elétrica se adotarem medidas simples como ter o controle do que registra o seu medidor de luz, estabelecer metas de economia e fazer uma leitura crítica de sua conta de energia. "É preciso fazer uma leitura atenta do que está na conta de luz. Quem garante que o valor da conta corresponde ao efetivamente foi gasto", questiona o engenheiro Gerson Sampaio, que nesta quarta-feira, dia 11, às 19h, ministra um workshop sobre "Redução de Custos em Energia Elétrica no Comércio e Serviços", no auditório da Fecomércio SC (Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro – Florianópolis).

O evento, que tem apoio da Fecomércio SC, é destinado a empresários, gestores, gerentes de manutenção e profissionais de operação com interesse em programas de eficiência energética, eliminação de desperdícios, redução de custos.

Com o aumento significativo das tarifas de energia elétrica e o risco de racionamento voltando à ordem do dia, o palestrante Gerson Sampaio, engenheiro eletrotécnico e físico, com pós-graduação em Planejamento e Controle de Obras e Novas Tecnologias para o Meio Ambiente, falará sobre o impacto dos aumentos das tarifas nos negócios, os projetos de eficiência energética e seus resultados, as diversas tarifas de existentes, tributos e taxas, elaboração e implementação de um Programa de Eficiência Energética, alternativas de geração e co-geração disponíveis, avaliação das contas e ações de economia.

Sampaio é diretor da Teknergia, empresa focada no mercado de eficiência energética com obras e projetos no Brasil, Chile, Angola, Nigéria, Marrocos, Argélia, Colômbia, Peru, Moçambique e Panamá.

Inscrições gratuitas para o workshop em www.tekner.com.br.