Mobilidade e infraestrutura foram temas de fórum na Capital

Atualizado em 20 março, 2015

A Federação dos Transportes de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e a Câmara Interamericana de Transportes (CIT) promoveram nesta sexta-feira, em Florianópolis, no auditório do Sest Senat, o Fórum sobre Mobilidade e Infraestrutura de Transporte, para discutir a questão da mobilidade nos centros urbanos, envolvendo temas como corredores para o transporte coletivo de passageiros, de cargas, fretamento e turismo, circulação de emergência, táxis, motos e bicicletas.

A Fecomércio SC foi representada no evento pelo seu diretor executivo adjunto, José Agenor de Aragão Junior. Durante a campanha eleitoral do ano passado, a entidade entregou aos candidatos ao governo de Santa Catarina a Carta do Comércio, documento que apontou a questão da infraestrutura e da mobilidade como um dos principais gargalos que dificulta o pleno desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo no Estado. Itens como panorama logístico/custo do transporte e mobilidade urbana estão entre os mais problemáticos da pesquisa feita com empresários catarinenses que balizou o documento. Abaixo, um trecho da Carta do Comércio que aborda este tema:

‘O aumento de custos dentro do Estado é evidente, tendo em vista a ausência de transporte multimodal. No Brasil, e sobremaneira em Santa Catarina, as rodovias têm papel de destaque no transporte de mercadorias, apesar da enorme costa e dos rios navegáveis. Este privilégio do modal rodoviário em detrimento dos outros modais data do início da República brasileira. Estudos colocam aproximadamente 60% das cargas nacionais sendo transportadas pelas rodovias. Outro fato é que, para percursos longos (acima de uns 150 km), as rodovias não são o meio de transporte mais adequado, perdendo em competitividade e custos para as ferrovias. A malha ferroviária brasileira, além de sucateada e pequena, é diferente de uma região para outra. Isto significa que um trem não consegue ir de uma região à outra, pois os trilhos são incompatíveis. Se isso não bastasse, o país tem apenas algo em torno de 30 mil km de ferrovias.

Também a mobilidade urbana expressa um grande desafio infraestrutural de nosso Estado, que impacta diretamente na atividade econômica dos nossos municípios. Dentro do transporte modal, o potencial turístico e a competitividade dos produtos e serviços no município são afetados pela baixa mobilidade. A atividade produtiva (comércio, serviços, indústria, etc.) sente diretamente o impacto destes problemas. Não apenas existe perda de potencial de receita, como também a produtividade dos recursos humanos decai enormemente em virtude do tempo perdido no trânsito’.

Presenças

Também estiveram presentes do evento, além do presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes; o presidente da ADAC – Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses -, Telmo Sandro Poli; e os presidentes das Federações das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Fetransul) e secretário geral da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), Paulo Vicente Caleffi, e do Paraná, (Fetranspar), Sérgio Malucelli; da Associação Nacional do Transportadores de Turismo e Fretamento – Rio de Janeiro, Martinho Moura; da Federação de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), Felipe Gulin; do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Turístico Eventual e Contínuo de SC (Simprettusc), Nílton Pacheco.

O Fórum contou com a participação, ainda, do presidente da Comissão da Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado João Amin; do superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi; do diretor Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC), Manoel Souza Lima Junior; do vice-presidente da Fiesc e presidente da Câmara de Logística da mesma entidade, Mário Cesar Aguiar, e presidentes de sindicatos de diversos os segmentos empresariais.