Renalegis SC é a ferramenta de diálogo do setor produtivo do comércio com as câmaras municipais

Atualizado em 13 abril, 2015

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destacou que o diálogo é a melhor estratégia para a defesa dos interesses do setor terciário junto aos poderes públicos e, por isso, a implantação da Renalegis SC – Rede Estadual de Assessoria Legislativa chega num momento importante da economia catarinense. "Muitos projetos que estão tramitando nas câmaras de vereadores causam impacto nas empresas do comércio, por isso destacamos a necessidade e a importância de se fazer o acompanhamento destas proposições e de se ter um atuação efetiva, transparente e propositiva junto aos legislativos municipais", afirmou.

A Renalegis SC foi apresentada nesta segunda-feira, em Chapecó e Joaçaba. Outros oito municípios catarinenses também terão encontros da Rede: Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Lages. Todas as 4.589 proposições que tramitam nas câmaras de vereadores dos 10 municípios nas atuais legislaturas foram analisadas pelas Renalegis SC, que elencou 488 delas como potencialmente impactantes ao setor terciário e que devem ser monitoradas. Em Chapecó, dos 367 projetos de lei apresentados nos últimos dois anos, oito foram selecionados para acompanhamento. Em Joaçaba, dos 58 projetos, quatro deverão ter atuação da Rede.

Protagonismo

O secretário geral da Confederação Nacional do Comércio, Marcos Arzua, disse que a Renalegis é um fórum de discussão que procura identificar as ações legislativas no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) que sejam do interesse do comércio de bens e serviços. “Santa Catarina sempre teve um protagonismo na Renalegis da CNC, para que pudéssemos ter uma atuação preventiva e propositiva. Já atuávamos fortemente junto à Assembleia Legislativa e agora, com a Renalegis SC, vamos fazer esse trabalho junto às câmaras de vereadores. A vida acontece no município, as pessoas constroem suas relações sociais e econômicas nas cidades. Nada mais natural, portanto, que este trabalho seja feito agora nas câmaras de vereadores”, afirmou.

Assessor legislativo da CNC, Felipe Oliveira detalhou o funcionamento da APEL – Assessoria Política e Legislativa da entidade e a importância das redes estaduais. “A intenção da CNC é fazer com que os empresários tenham acesso à base de informações dos projetos que sejam de interesse do setor. No dia 5 de maio, vamos lançar o novo Sistema Integrado de Atuação Parlamentar, que vai envolver todo o país e alcançar os sindicatos, com intuito de aproximar os parlamentares de suas bases eleitorais”, disse.

O assessor de Relações Institucionais da Fecomércio SC, Elder Arceno, falou também do fortalecimento da relação dos sindicatos patronais com as comunidades locais que a Renalegis SC proporcionará. “Além de monitorar a produção legislativa dos municípios da rede, vamos dar suporte técnico aos sindicatos para a atuação junto às câmaras de vereadores, fornecendo informações que permitam uma atuação inteligente e propositiva, esclarecendo aos empresários e aos agentes públicos quais são os impactos de determinados projetos ao setor do comércio”, afirmou.

Para o vice-presidente da Fecomércio SC na região Oeste, Francisco Crestani, a Renalegis SC não pretende, de forma alguma, interferir no trabalho das câmaras de vereadores. “O que nós queremos com a rede estadual é que nos ouçam, prestem atenção aos anseios do empresariado, conheçam as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo, que gera emprego e renda para os cidadãos de cada município catarinense”, disse.

Participações

Também participaram da reunião em Chapecó, realizada na sede do Sicom (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó), conduzida pelo presidente do sindicato, Marcos Barbieri, o diretor executivo adjunto da Fecomércio, José Agenor de Aragão Junior; o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior; o presidente da Uvesc – União dos Vereadores de Santa Catarina, Valnir Scharnoski; dos vereadores de Chapecó, Diego Alves e Ildo Antonini; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Concórdia, Leocérgio Sarturi; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê, Edson Marció; além de empresários e representantes dos demais sindicatos da região, do Sesc e Senac. Antes do encontro, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, se reuniu com o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, e o seu vice, Luciano Bulligon.

Em Joaçaba, na sede do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista do Meio-Oeste Catarinense, a presidente da entidade, Solange Bareta Mandryk; o vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Vastres; o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando; o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Joaçaba, Ruy Nuernberg; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste de Santa Catarina, Sérgio Giacometti; além de empresários e representantes do Sesc e Senac.