Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país

Atualizado em 08 maio, 2015

Santa Catarina tem a menor taxa de pessoas sem trabalho no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua divulgada na quinta-feira. O levantamento inédito mostra que no primeiro trimestre de 2015, o Estado teve a menor taxa de desocupação (3,9%), enquanto o Rio Grande do Norte teve a maior (11,5%). No Brasil, o índice é de 7,9%. Santa Catarina também lidera no ranking nacional com o maior índice de carteiras assinadas, 90,1%, sendo maior que a taxa nacional que é de 78,2%.

Para a Fecomércio SC esses dados refletem a característica principal de nossa economia, formada, majoritariamente por grande quantidade de pequenas e médias empresas. Com isso, as taxas de desemprego tendem a se manter baixas, apesar de que de 2014 para cá a taxa se elevou em 1 ponto percentual. Isso é benéfico para a toda economia, essencialmente para o setor de comércio e serviços, que poderá se recuperar mais rápido do que o resto do país, já logo no início de 2016. Dessa maneira é indispensável criar maiores incentivos as empresas de menor porte, seja através de acesso facilitado ao crédito, seja através de redução da carga tributária.

Os dados da PNAD mostram ainda a média mensal de rendimentos dos trabalhadores: neste ranking, SC aparece na 5ª posição, com o valor de R$ 2.015. A evolução desses índices é outra informação que consta na pesquisa, que aponta estabilidade catarinense nos últimos trimestres mesmo diante do baixo crescimento econômico do país no período.