Presidente da Fecomércio fala sobre os desafios do setor em universidade norte-americana

Atualizado em 13 maio, 2015

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (PSD), e do deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), visitou a Universidade de Columbia, dentro da missão oficial  aos Estados Unidos. Eles estiveram no BricLab, área da universidade que estuda o Brasil, e falaram dos diferenciais positivos de Santa Catarina.

Em entrevista que será exibida para alunos da Universidade de Columbia, Breithaupt falou sobre o atual momento do comércio em Santa Catarina e no Brasil. O presidente da Fecomércio destacou que a criatividade dos empresários, aliada à atuação do Sesc e do Senac em Santa Catarina, através de formação e qualificação profissional, contribuem para o setor enfrentar a crise.

Breithaupt disse ainda que, em Santa Catarina, há projeções de crescimento de algumas empresas do setor mesmo no atual momento econômico e que grandes redes de varejo nacionais também vão investir no Estado.  Apontou como grande desafio da Fecomércio implementar os programas de educação e qualificação para comerciários e seus filhos: "Vamos investir cada vez mais em formação e preparar as novas gerações para o negócio", disse.

Agenda

A comitiva catarinense também participou de reunião no Harvard Clube, normalmente restrito a alunos e professores da Universidade de Harvard, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. O convite partiu da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e estendeu-se a outras personalidades políticas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e empresariais, como Carlos Fadigas, presidente da Braskem.

Em visita à ONU, Organização das Nações Unidas, nesta quarta-feira, os catarinenses serão recebidos pelo secretário para o Desenvolvimento Humano, Khalid Malik. Ele é o coordenador do Índice Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo, e os catarinenses foram convidados a falar sobre as ações desenvolvidas para alcançar um elevado IDH e o papel do Legislativo nesse processo.

A comitiva catarinense participou ainda do encontro “Person Of the Year”, que reúne as principais lideranças empresariais e políticas dos Estados Unidos e do Brasil, com forte representação do PIB dos dois países. O evento, no tradicional Hotel Waldorf Astoria, completa 49 anos e faz parte do calendário nova-iorquino. Este ano os homenageados são os ex-presidentes Bill Clinton (EUA) e Fernando Henrique Cardoso (Brasil).

Capitólio

Além de visitas às universidades e à ONU, os catarinenses foram convidados a visitar o Capitólio, nesta quinta, dia 14, centro legislativo do governo dos Estados Unidos, localizado em Washington, D.C., onde se reúnem o Senado e a Câmara dos Representantes. Haverá encontro com a bancada do Brasil no Congresso americano, liderada pelo deputado Gregory Meeks.