Governo vai aprofundar concessões para obras de infraestrutura em SC, diz Joaquim Levy

Atualizado em 18 maio, 2015

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante encontro com empresários catarinenses no sábado pela manhã, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, no qual esteve presente o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, prometeu aprofundar as concessões para as obras de infraestrutura no Estado. Para tanto, o governo estadual comprometeu-se a listar obras prioritárias, entre as quais encontram-se demandas antigas do setor terciário listadas na Carta do Comércio divulgada pela Fecomércio SC durante a campanha eleitoral do ano passado, como a duplicação da BR-282 no Oeste catarinense e a revitalização da BR-153 que corta o Oeste no sentido Norte-Sul.

Em seu pronunciamento, Levy valorizou a capacidade de trabalho do povo catarinense e destacou a organização do setor produtivo e do Estado. Coincidentemente, a Assembleia Legislativa e a Fecomércio lançaram, no começo do mês, a campanha "Santa Catarina: Gente que faz a diferença", de valorização da capacidade de trabalho e inovação dos catarinenses.

As concessões de obras de infraestrutura vêm sendo cada vez mais tema dos encontros entre empresários do comércio e serviços nos últimos tempos. Nas reuniões de Vice-Presidência da Fecomércio SC deste semestre, o foco tem sido a mobilidade urbana, uma vez que o setor terciário sofre impactos diretos e indiretos dos gargalos que hoje representam muitas de nossas rodovias e malhas viárias urbanas. O ministro Joaquim Levy também indicou que levará adiante o plano de conceder à iniciativa privada a administração do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, bem como melhorar seu acesso.

Quanto ao ajuste fiscal, o ministro frisou sua importância para a retomada do crescimento econômico a partir de 2016. Também ressaltou que, caso as medidas do ajuste sofram muitas alterações no Congresso, incluindo o aumento da alíquota que incide sobre o faturamento, no caso da desoneração da folha de pagamento, o governo terá que fazer cortes maiores no orçamento.

Levy não descartou novos aumentos da carga tributária, no entanto, disse estar comprometido com a melhoria do ambiente de negócios do país, no que chamou de "agenda além do ajuste". Entre as medidas encontra-se a reforma do ICMS, que deixará mais recurso para o Estado de destino das mercadorias, no caso do comércio eletrônico. Neste ponto, a visão do ministro Levy vai no sentido dos pleitos da Fecomércio SC e, por isso, a Federação seguirá acompanhando o andamento dessas demandas.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom