Planalto Serrano encerra ciclo de reuniões de Vice-Presidência da Fecomércio no primeiro semestre

Atualizado em 07 julho, 2015

Na manhã desta terça-feira, dia 7 de julho, foi realizada a 5ª Reunião de Vice-Presidência do Planalto Serrano, na sala de reuniões da Fecomércio SC, em Florianópolis, encerrando o ciclo de encontros de VP regionais do primeiro semestre de 2015. Participaram da reunião o vice-presidente da Região, Roque Pellizzaro Júnior, e o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lages – Sincoval e do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Planalto Serrano – Singaplan, Célio Spagnoli.

O diretor executivo adjunto da Fecomércio, José Agenor de Aragão Júnior, destacou a importância das reuniões de vice-presidência da entidade para o bom encaminhamento, de forma conjunta, das ações da federação em todas as regiões de Santa Catarina. O assessor jurídico e secretário executivo dos sindicatos de Lages, Rodrigo Spagnoli, também esteve presente à reunião.

Rafael Arruda, gerente da Divisão Sindical, e Renato Barcellos, gerente da Divisão de Planejamento da Fecomércio, falaram sobre o resultado da campanha de arrecadação da Contribuição Sindical no Planalto Serrano, que em 2015 apresentou uma queda de 5,04% em relação a 2014. Os sindicatos de Lages, Sincoval e Singaplan, no entanto, tiveram crescimento de 15,3% e 6,03%, respectivamente.

Luciano Córdova, da assessoria econômica da entidade, falou sobre os efeitos do ajuste econômico do governo federal sobre o comércio em Santa Catarina, que já pode ser sentido na redução do volume de vendas de -0,3% no acumulado de 12 meses em abril deste ano. Eduardo Oliveira, da assessoria jurídica da Fecomércio, fez uma apresentação das questões legais e decisões dos tribunais (STJ e STF) que afetam o setor.

A gerente da Divisão de Mercado da Fecomércio SC, Giselle Loregian, e o diretor da Flexy Negócios Digitais, Juarez Beltrão, explicaram o funcionamento do Fecomércio Shopping, a plataforma de comércio eletrônico da federação desenvolvida como uma alternativa para os comerciantes ampliarem suas vendas e marcarem presença no mundo virtual. Ela pode ser acessada no endereço www.fecomercioshopping.com.br.

A estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é que o setor atinja em 2015 a marca de R$ 38 bilhões em volume de vendas, um crescimento de 25% em relação ao ano passado, gerado por um mercado consumidor-internauta de 63 milhões de pessoas. Justamente por isso, a Fecomércio SC está oferecendo a empresários, comerciantes e prestadores de serviço o seu portal de divulgação e vendas pela internet, para que eles possam implantar o e-commerce em seus negócios de forma segura, sem riscos, ampliando a sua competitividade e credibilidade, vendendo 24 horas por dia, sete dias por semana. Empresários que estejam em dia com a contribuição sindical terão desconto na taxa de adesão e vantagens na criação de suas lojas virtuais.

No segundo semestre, em datas ainda a serem definidas, a Fecomércio SC retomará o ciclo de reuniões em suas seis Vice-Presidências Regionais, com a participação do Sesc e do Senac.