Breithaupt fala sobre os desafios da educação para o Sistema Fecomércio em Jaraguá do Sul

Atualizado em 30 julho, 2015

Segundo da série de encontros que o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, fará até o final de agosto em diversas cidades catarinenses, o jantar oferecido na noite desta quarta-feira, dia 29, no restaurante do Sesc, pelo presidente do Sindilojas de Jaraguá do Sul, Ivo Ewald, serviu para a apresentação das ações do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac a lideranças empresariais, autoridades municipais e imprensa jaraguaense.

Breithaupt ressaltou a importância da educação para o futuro do desenvolvimento do país, destacando as ações do Sistema Fecomércio no Estado (são 28 unidades do Sesc e 28 do Senac) e em Jaraguá do Sul, e disse que, por causa dessas atividades, tem sido muito procurado para a instalação de creches. "Estamos sendo muito procurados sobre creches. É uma operação muito diferente daquilo que nós estamos oferecendo na educação infantil, requer muito mais cuidados e atenção. Estamos desenvolvendo um modelo de atuação e pretendemos, em breve, iniciar essas creches nas nossas unidades em que temos espaços e que já temos educação infantil, como aqui em Jaraguá do Sul", afirmou.

O presidente da Fecomércio SC disse que o objetivo do modelo educacional do Sesc é ser a melhor escola de ensino fundamental de Santa Catarina e do Brasil. "Esse é o nosso desafio. Estamos capacitando nossos professores, incentivando no seu aprimoramento e dando a eles uma remuneração digna, porque sabemos que o que os professores recebem aqui neste país é uma lástima. São eles que passam conhecimento para os filhos dos nossos comerciários que vão ser o futuro do país. Por isso estamos investindo na escola em tempo integral, com aulas normais pela manhã e, à tarde, acesso ao esporte e à cultura", disse Breithaupt.

Qualificação

De acordo com o diretor regional do Sesc, Roberto Martins, mais de 12 mil comerciários são atendidos com o cartão-cliente do Sesc em Jaraguá do Sul. A unidade localizada no município, cuja escola modelo foi inaugurada no ano passado, tem 600 alunos no ensino fundamental, dos 900 em sua capacidade máxima, 600 alunos nos cursos de idioma e 1,5 mil alunos nas práticas de atividade física (natação, musculação, ginástica, pilates e dança). O restaurante, que servia 60 almoços, dobrou seu fornecimento desde que foi instalada a cozinha própria (antes era produzida em Joinville). "Estamos desenvolvendo um convênio com a prefeitura de Jaraguá do Sul para a cessão de um terreno no Ribeirão Cavalo, para lá fazermos uma unidade de educação infantil e uma quadra comunitária que atenderá toda aquela região onde vivem pessoas de baixa renda", afirmou Martins.

O diretor regional do Senac, Rudney Raulino, falou que a unidade do Senac atende 1,3 mil alunos em Jaraguá do Sul e que, no ano passado, foram capacitadas 85 mil pessoas em Santa Catarina, em cursos de qualificação, técnicos, pós-técnicos, graduação e pós-graduação. Na modalidade EaD, os cursos de qualificação a distância são oferecidos para todo o país nas áreas de varejo, atacado e saúde, alguns deles gratuitos. "Também sentimos a necessidade de desenvolver o empresário por meio dos programas Senac Varejo, Senac Atacado e Senac Turismo, projeto focado em workshops nas principais atividades, como finanças, mercadológica, gestão estratégica e gestão de pessoas que tem auxiliado muito o micro e pequeno empreendedor, que precisa dessa formação. O feedback que temos tido tem sido muito importante", disse Raulino, que também falou sobre a missão técnica a Nova York, junto com a Fecomércio SC, para a participação na maior feira de varejo do mundo, a Retail Big Show, onde, numa parceria com o consulado norte-americano, os CEOs das principais redes varejistas dos Estados Unidos falam sobre as suas experiências e estratégias aos empresários catarinenses, para que elas possam ser aplicadas aqui.

Bruno Breithaupt também falou dos produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio SC, como as análises econômicas e de mercado desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC, para auxiliar os empresários do setor na tomada de decisões. Destacou também o Fecomércio Shopping, a plataforma de comércio eletrônico destinada às empresas que precisam estar conectadas às novas tecnologias do e-commerce, e falou sobre as mudanças na direção da Fecomércio, apresentando o novo diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior. "Tive a felicidade de me cercar de profissionais e executivos capacitados, e de conseguir reunir nos conselhos da Fecomércio, do Sesc e do Senac, as melhores pessoas. Bons conselheiros, empresários com a visão da necessidade de se oferecer os melhores serviços aos comerciários e na defesa dos interesses da nossa atividade empresarial", disse.

Renalegis SC

Elder Arceno, assessor de Relações Institucionais da Fecomércio, falou sobre o trabalho político que a entidade, sob a diretriz do presidente Bruno Breithaupt, vem desenvolvendo nos últimos anos e que resultou na criação da Renalegis SC nos principais municípios catarinenses, para avaliação e monitoramento de todas as iniciativas parlamentares que, de alguma maneira, impactam nas empresas do setor nas Câmaras de Vereadores. "O projeto tem por objetivo contribuir com o município com o posicionamento e a análise do setor sobre os projetos em tramitação na Câmara de Vereadores, fortalecendo também a relação da Fecomércio com os sindicatos, na defesa do empresário com ética, independência e transparência, e ampliando a nossa base de representação", disse. Segundo Arceno, dos 571 projetos em tramitação na Câmara de Jaraguá do Sul, nove serão acompanhados pela Renalegis.

O evento contou com a participação do deputado federal, ex-governador e ex-senador Esperidião Amin; do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen; do ex-deputado Udo Wagner, presidente da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul; da presidente da Câmara de Vereadores, Natália Petry; do vice-presidente regional da Fiesc, Celio Bayer; do presidente do CDL de Jaraguá, Eduardo Schiewe; do juiz Edenildo da Silva e do promotor público Aristeu Lenzi, além de lideranças empresariais do município e representantes das unidades do Sesc e Senac.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar