Interiorização é uma necessidade do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, diz Breithaupt

Atualizado em 11 agosto, 2015

No início da noite desta segunda-feira, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, se reuniu com empresários e lideranças sindicais patronais de Chapecó em um jantar promovido pelo Sicom – Sindicato do Comércio de Chapecó e Região, na Cantina do Cesec – Centro Empresarial de Chapecó. Marcos Barbieri, presidente do Sicom, disse que o encontro, além de proporcionar uma maior integração da federação com os sindicatos afiliados, permite que se conheça mais de perto a realidade e as necessidades do setor produtivo da região como, por exemplo, a situação da rodovia BR-282 no Oeste catarinense, repleta de buracos desde as chuvas intensas de semanas atrás.

Para Bruno Breithaupt, a interiorização é uma necessidade do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. "Nossa presença aqui hoje (dia 10), também é para comemorar os 67 anos da federação juntamente com os senhores. Poderíamos estar em Florianópolis, mas estamos aqui, junto com o Sesc e o Senac, prestando conta do que fazemos e do que estamos planejando, por entendermos que é necessário interiorizar a federação, ouvir os anseios dos empresáros das nossas bases. O (Marcos) Barbieri também é conselheiro do Sesc, e é incansável na defesa dos interesses não só das empresas do setor de Chapecó, mas do Oeste como um todo. Em todas as reuniões, ele faz questão de colocar uma reivindicação aqui da região. E é para isso que nós estamos aqui, hoje, para ouvir", afirmou Breithaupt.

De acordo com Breithaupt, apesar do comércio de bens e serviços reponder por 67% do PIB estadual e por 72 % da arrecadação de tributos em Santa Catarina, o setor terciário vem sofrendo com os impactos da crise econômico-política que o país vive. "Aqui em Chapecó, o setor do comércio e de serviços responde por 65,7% do PIB do município. É um comércio forte, como nós podemos observar na rua, representado por 75,7% do número de empresas instaladas na cidade, que são responsáveis por 60,2% do total de empregos. Porém, tanto aqui quanto em qualquer outro município catarinenses, nós estamos sentindo a queda no volume de vendas (segundo dados da federação, em abril deste ano foi registrado o menor índice desde 2003, com crescimento de apenas 0,3% no acumulado de 12 meses)", disse o presidente da Fecomércio.

Breithaupt disse que a solução da crise passa, necessariamente, pelo entendimento entre os poderes da República. "Não adianta o governo ficar brigando com o Congresso, o Congresso com o Judiciário, o Judiciário com o Executivo e assim por diante. O setor produtivo espera que seja encontrada uma solução para esta crise, que é sobretudo política, para que os ajustes necessários possam ser efetivamente colocados em prática. O empresário, por natureza, é otimista. Acredita no trabalho, aposta no país. Se me perguntarem como vão ser as vendas do Natal deste ano, vou dizer que serão melhores que do ano passado", afirmou.

O jantar contou com a presença do prefeito em exercício de Chapecó, Luciano Buligon, do secretário de desenvolvimento regional, Américo do Nascimento, do deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), do vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, do vice-presidente da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani, do diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, do diretor regional do Sesc, Roberto Martins, do diretor regional do Senac, Rudney Raulino, além de empresários, diretores do Sicom, da CDL de Chapecó, ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, entre outras entidades empresariais.