Breithaupt anuncia construção da nova unidade do Sesc em Xanxerê

Atualizado em 12 agosto, 2015

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, anunciou em Xanxerê, durante o Giro pelo Estado que a entidade promove realizando visitas às suas bases de representação, que num prazo de três anos será construída na cidade uma nova unidade do Sesc, em terreno doado pela prefeitura, num investimento de cerca de R$ 20 milhões de reais. Segundo Breithaupt, a obra é um reconhecimento ao esforço da população de Xanxerê na reconstrução da cidade, após ser atingida por um tornado no mês de abril deste ano.

O presidente do Sincovar – Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê e do Sivagai – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Alto Irani, Edson Marció, pediu o apoio e a participação das demais entidades empresariais da região na articulação, junto à prefeitura de Xanxerê e o legislativo municipal, para que se viabilize também a construção de uma nova unidade do Senac no município. Atualmente, tanto o Sesc quanto o Senac funcionam em prédios alugados.

"Precisamos de diálogo e participação para que possamos repassar à federação, ao Executivo e ao Legislativo, as necessidades dos nossos representados. Temos nos empenhado em mostrar o que o Sistema Fecomércio tem a oferecer aos nossos comerciantes. Recentemente realizamos uma reunião sobre a ação que a Fecomércio move contra as operadoras de cartão de crédito e débito, contra as taxas abusivas e o aluguel das máquinas que elas cobram. Estamos empenhados em captar o maior número possível de adesões, valorizando essa ação da Fecomércio", afirmou Marció.

O presidente da Fecomércio destacou a importância do setor terciário na economia de Santa Catarina e de Xanxerê. "O comércio de bens, serviços e turismo é responsável por 67% do PIB do nosso Estado e por 72% da arrecadação de impostos em Santa Catarina, além de gerar mais de um milhão de empregos. Aqui em Xanxerê, o comércio e os serviços representam 74,9% do número de empresas do municípios, gerando 64,8% do total de empregos. A participação do setor no PIB de Xanxerê é de 66%. Isso dá uma dimensão da nossa importância e, também, da nossa responsabilidade como entidade que representa as empresas do comércio e oferece, através do Sesc e do Senac, qualidade de vida, saúde, lazer e educação aos comerciários", disse Breithaupt.

O encontro em Xanxerê foi realizado no restaurante do Center Hotel e contou com a presença do vice-prefeito do município, Gelson Saibo, de secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais e sindicais de Xanxerê e dos municípios vizinhos, como o presidente do Sindicato dos Despachantes do Planalto de Oeste de Santa Catarina, Waldemar Bonan, entidade localizada em Faxinal dos Guedes e filiada à Fecomércio. Participaram também do almoço oferecido pelos sindicatos de Xanxerê o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, o diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, o diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, e o diretor regional do Senac, Rudney Raulino.