Fecomércio lança a Renalegis SC em Criciúma

Atualizado em 18 agosto, 2015

A Fecomério SC reiniciou a série de encontros com empresários, parlamentares, autoridades municipais e lideranças sindicais patronais apresentando a Renalegis SC em um almoço, nesta segunda-feira, dia 17, na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, que contou com a presença de três deputados da região Sul na Assembleia Legislativa: Rodrigo Minotto (PDT), José Nei Ascari (PSD) e Ricardo Guidi (PPS). O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, esteve representado na reunião pelo secretário de Planejamento, Jader Jacob Westrup.

Anfitrião do encontro, o presidente do Sindilojas de Criciúma, Renato Campos Carvalho, destacou a iniciativa da Fecomércio SC de acompanhamento dos projetos que tramitam na Câmara de Vereadores local e que, de alguma forma, dizem respeito ao comércio de bens, serviços e turismo no município. "O objetivo da Fecomércio é trabalhar junto com os cinco sindicatos de Criciúma, numa iniciativa extremamente louvável, para que possamos acompanhar de perto os projetos que afetam as nossas empresas e a nossa atividade", disse Carvalho.

A Renalegis SC é fruto do trabalho político que a Fecomércio vem desenvolvendo nos últimos anos, sob a diretriz do presidente da entidade Bruno Breithaupt, de atuação junto à Assembleia Legislativa e aos parlamentares catarinenses no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). A Renalegis SC tem por objetivo contribuir com o município com o posicionamento e a análise do setor sobre os projetos em tramitação na Câmara de Vereadores. "Dessa maneira, estamos também fortalecendo a relação da Fecomércio com os sindicatos, na defesa do empresário com ética, independência e transparência, e ampliando a nossa base de representação", disse Elder Arceno, assessor de Relações Institucionais da Fecomércio, que informou que, dos 589 projetos em tramitação na Câmara de Criciúma, sete serão acompanhados pela Renalegis SC.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, representou no encontro o presidente Bruno Breithaupt (que está no Rio de Janeiro) e disse que a entidade estabeleceu a educação como bandeira da atual gestão. “Nosso mundo é uma somatória das ações de todos nós. E o pessimismo não está no empresário, no setor produtivo. O empresário, principalmente do comércio, é um eterno otimista. Desde que abre a porta de seu estabelecimento, às sete da manhã, até fechar, às sete da noite, ele está apostando num Brasil melhor. E diante do atual quadro de dificuldade econômica, a educação e a qualificação profissional são o melhor caminho para se buscar um novo rumo para o país. Os principais investimentos que estão sendo feitos no Estado são no Sesc e Senac, que são, hoje, os grandes promotores da educação no Brasil”, afirmou Spagnoli.

O diretor regional do Senac, Rudney Raulino, falou sobre a reforma do novo prédio da instituição em Criciúma, na esquina das ruas Henrique Lages e Araranguá, no Centro, para onde será transferida a atual unidade. “A gente precisa se transferir porque o atual prédio do Senac vai ser transformado em uma unidade de ensino fundamental do Sesc. E nas nossas novas instalações, além dos cursos de tecnólogo que estamos oferecendo, com cursos nas áreas de gestão de processos, de pessoas e de tecnologia da informação, criaremos cursos nas áreas de moda, gastronomia e beleza, para melhorar o caminho da formação inicial até a graduação, focando no mercado de trabalho”, disse.

O diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, disse que estão previstos investimentos de R$ 8 milhões em Criciúma, na reforma da atual unidade do Senac que foi adquirida pelo Sesc e na implantação do restaurante do comerciário, uma reivindicação antiga dos sindicatos locais. “A unidade do Sesc aqui em Criciúma é uma das maiores do Estado, do porte das de Joinville e Chapecó, atendendo em torno de 12 mil comerciários e dependentes nas diversas atividades e quase 5 mil alunos na educação infantil e ensino fundamental, além dos cursos de idioma e nas aulas de atividade física, como dança, pilates, ginástica e academia. Vamos esperar o Senac transferir a sua unidade para o Centro e reformar aquele prédio para atender o ensino fundamental e o ensino médio”, afirmou.

O encontro em Criciúma contou com a presença do diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Júnior, e dos presidentes do Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul de SC – SirecomSul, José Antunes, e do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil e Factoring do Sul de SC – Sinfac Sul, Tito Lívio de Assis Góes, além de empresários e lideranças de entidades empresariais da cidade. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris, e o secretário de Desenvolvimento Regional, João Rosa Filho Fabris.