Volume de vendas no varejo catarinense sinaliza para recuperação à frente da média nacional

Atualizado em 17 setembro, 2015

Enquanto o comércio varejista do país amarga a queda de 1% no volume de vendas no mês de julho, Santa Catarina mantém-se na trajetória de recuperação com aumento de 0,7% no acumulado de 12 meses, conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada na quarta-feira (16) pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos eletrodomésticos e equipamentos de escritório.

O saldo positivo registrado pelo segundo mês consecutivo traz um alento aos empresários catarinenses, visto que os índices estavam negativos desde março, mas ainda é considerado preocupante. "O resultado de 0,7% ainda é negativo. O índice é fruto da inflação elevada, da restrição ao crédito e da deterioração do mercado de trabalho. Os resultados preocupam, visto que a desaceleração do setor está se prolongando. No entanto, este ligeiro aumento é suficiente para posicionar o Estado mais firmemente acima da variação nacional", conforme Luciano Córdova, assessor econômico da Fecomércio SC.

De acordo com a entidade, os dados reforçam a ideia de que o Estado deve se recuperar no cenário de baixo crescimento antes do resto do país, por conta da economia diversificada e a taxa de desemprego mais baixa do Brasil (3,9%).

A receita do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 12,9% em julho, em comparação ao mesmo período em 2014, trazendo um resultado real positivo pelo segundo mês consecutivo. Conforme o economista, no entanto, os números ainda indicam que a margem de lucros das empresas permanece comprimida, o que fica evidente na queda da arrecadação dos impostos que incidem sobre o lucro.

Nos segmentos, a variação de vendas acumulada em 12 meses em julho foi de combustíveis e lubrificantes (3,8%); Hipermercados e supermercados (-1,6%); tecido, vestuário e calçados (2,0%); móveis (-5,8%), eletrodomésticos (2,4%); artigos farmacêuticos (6,9%); livros, jornais e revistas (-2,0%); equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (-2,4%) e material de construção (3,2%).

No Brasil, em julho de 2015, o comércio varejista registrou queda de 1,0% no volume de vendas, em relação ao mês anterior, sendo o sexto mês consecutivo com resultado negativo. Nesta mesma comparação, a variação da receita foi de 0,1%. O varejo nacional apresentou o decréscimo de 3,5 % em comparação ao mesmo período do ano passado, com variações de -2,4 % em 2015 e de -1,0 % nos últimos 12 meses.