Reunião da Vice- Presidência da Fecomércio SC na Região Norte reflete sobre papel dos sindicatos

Atualizado em 09 outubro, 2015

A unidade do Senac de Jaraguá do Sul recebeu nesta quinta-feira (8) representantes dos sindicatos filiados e membros da diretoria da Fecomércio SC para a 11ª Reunião da Vice-Presidência da Região Norte, comandada por Herton Scherer, vice-presidente da Região Norte, ao lado do Diretor Executivo da Fecomércio- SC, José Aragão Júnior, e do Presidente do Sicomércio, Ivo Ewald, anfitrião do encontro.

Entre os assuntos abordados, a negociação salarial foi um dos temas mais debatidos pelos representantes dos oito sindicatos da região participantes da reunião. Com o programa de capacitação de negociadores, que em 2016 já estará em execução, a Fecomércio SC trabalhará de maneira ainda mais próxima aos sindicatos nas negociações, priorizando a negociação coletiva para atendimento da categoria. Na opinião de Carlos Roberto Burigo, do Sindlojas de Canoinhas, a regionalização das negociações deve ser mais abrangente, com um alinhamento prévio às convenções: “É necessário a reunião entre todas as entidades para que cheguem a um mesmo patamar para sua negociação salarial”, explicou.

Ivo Ewald, do Sicomércio de Jaraguá do Sul, ressaltou que o encontro terá um papel importante nas negociações: “O encontro sindicalista, desde as convenções coletivas do trabalho, precisa ser visto não como confronto, mas sim como conflito de opiniões”. Valorizar a atuação coletiva é um dos objetivos do programa de qualificação dos negociadores, com a identificação de potencias negociadores e busca de alternativas para renegociação através de treinamento individual e regionalizado, oferecido pela Federação.

“Temos uma bandeira levantada há muito tempo  de extrema importância, que é o alinhamento da negociação salarial. Quando iniciar o treinamento, peço que todos os sindicatos inscrevam seus diretores, para que quando chegar o momento da negociação estejamos cada vez mais preparados”, ressaltou o vice-presidente da região Norte Herton Scherer.

Os filiados também fizeram uma reflexão sobre o papel do sindicato, tanto nas negociações salariais, como na prestação de serviços relevantes aos empresários catarinenses. Por intermédio de uma extensa carteira de serviços e parceiros, a Fecomércio SC desenvolveu a Central do Comércio.

"A plataforma tem benefícios exclusivos que possibilitam fortalecer a atuação sindical junto aos empresários. Para oferecermos produtos e serviços, temos que explicar para os empresários o papel da Federação, quem somos, o que fazemos”, afirmou Sandro Moretti, da Sincomércio de Jaraguá do Sul.

Divulgar as ações que a Federação realiza vem ao encontro à necessidade de engajamento dos sindicatos na defesa dos empresários do setor. “ Hoje foi fundamental a construção e as sugestões recebidas pelos sindicatos presente para futuras ações regionalizadas. Nos aproximando cada vez mais da ponta por intermédio dos nossos sindicatos”, afirmou o Diretor Executivo da Fecomércio- SC, José Aragão Júnior.

Observatório do Comércio

Após a reunião com os representantes dos sindicatos, os empresários e representantes do executivo e legislativo municipal puderam conhecer o trabalho realizado pelo SESC e SENAC na região. Na oportunidade foram apresentados os dados do Observatório do Comércio desenvolvido no Sistema de Indicadores da FECAM, com apoio da Fecomércio SC, relatando os indicadores de desenvolvimento regional, nas áreas da educação, saúde e segurança pública. O estudo aponta a qualidade da educação da região Norte, acima da média do estado, com índice de atendimento escolar às crianças de 06 a 14 anos, em Jaraguá do Sul, chegando a 94%. Um ponto de atenção apontado pelos indicadores é a necessidade de ampliação cada vez maior na área da saúde, no atendimento direto à população nos procedimentos de baixa complexidade.

O destaque positivo na saúde foi o bom resultado para a prevenção à saúde. Esse mapeamento facilita o acesso dos agentes públicos à imensa quantidade de informações espalhadas pelas bases de dados dos órgãos públicos federais e estaduais e futuras parcerias: “Os dados apresentados pelo Observatório do comércio, na área sociocultural, bem estar, são importantíssimos para o desenvolvimento econômico da região, e podemos utilizar esse mapeamento para futuros projetos na reunião”, explicou Ronaldo de Lima, presidente da Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul.

> Confira como foi o encontro no Oeste