Setor de serviços catarinense sofre os impactos da desaceleração do comércio

Atualizado em 16 outubro, 2015

Pesquisa do IBGE divulgada na quinta-feira, 15, apontou queda no volume de serviços do país (-3,5%), na comparação com o mesmo período do ano passado, mantendo a sequência de resultados negativos já registrados em 2015.

Em Santa Catarina, o faturamento na área de serviços cresceu 2,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com acumulado no período de 9,5% segundo o IPCA , resultando em uma queda de -7,2%. No acumulado de 12 meses, a variação da receita de serviços no Estado aponta 5,4%, a terceira maior variação entre as unidades da federação, ficando atrás de Rondônia (8,1%) e Ceará (7,2%).

Esse é oitavo mês consecutivo que a receita cresce abaixo da inflação em SC. No país, o cenário é ainda mais preocupante com queda no faturamento pelo o 11º mês consecutivo.

"Outro fato que chama atenção é a diminuição da capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final devido a retração da demanda, situação que já está trazendo fortes impactos negativos. Ao retrair as margens de lucro e os investimentos ao setor, contribui para a desaceleração geral da economia", explica Luciano Córdova, analista econômico da Fecomércio SC.

O setor de serviços catarinense sofre os impactos da desaceleração do comércio, cuja variação do volume de vendas no acumulado de 12 meses encontra-se em níveis baixos (0,3% em agosto), e da indústria, que em 12 meses recuou -5,7% no Brasil e -5,2% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Os serviços andam juntos com a atividade industrial, especialmente aqueles que se relacionam com os transportes.

"Os cortes orçamentários por parte dos governos federal, estaduais e municipais e a desaceleração da renda das famílias, que é potencializada pela alta inflação, também desempenha um papel na queda dos serviços", afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Entre os serviços pesquisados pelo IBGE, estão os prestados às famílias, que apresentam um recuo de 8,2% no volume de serviços em agosto sobre igual mês do ano anterior. Já os empresários do ramo de informação e comunicação registraram crescimento no volume de serviços de 0,2% em agosto, comparado com agosto de 2014.