Fecomércio SC avalia positivamente a concessão de rodovias no Oeste catarinense

Atualizado em 21 outubro, 2015

O Conselho Nacional de Desestatização anunciou, na última semana, a concessão de trechos de rodovias em Santa Catarina. Com o anúncio as BR,s 153, 282/SC e a 480/SC, passarão a ser concessionadas.

A Fecomércio SC avaliou positivamente a decisão de privatizar os trechos da região Oeste, já que o projeto prevê a duplicação e melhoria das rodovias concessionadas. “Esta é uma pauta antiga também dos empresários do comércio, serviços e turismo da região, que possui forte produção agroindustrial e precisa das rodovias em boas condições para escoação da produção. Através das cadeias produtivas toda a região se beneficiará, especialmente o setor de comércio e serviços”, ressaltou o Presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

A contribuição com a concessão será principalmente na reestruturação econômica do setor privado, especialmente para a modernização da infraestrutura e do parque industrial da região, ampliando sua competitividade e reforçando a capacidade empresarial nos diversos setores da economia. A Federação seguirá atenta ao processo de concessão, buscando a garantia de um valor justo para cobrança do pedágio.

Para Breithaupt, é fundamental manter a competitividade dos Portos catarinenses ampliando o número de trechos anunciados pelo governo: “É necessário que se ampliem os trechos concessionados, especialmente aqueles que conectam o litoral ao Extremo-Oeste catarinense, de modo a permitir que esse maior escoamento da produção seja efetivada pelos próprios portos do Estado”, afirmou.

As concessões garantem a transferência à iniciativa privada de atividades indevidamente exploradas pelo setor público; além disso, contribuem para a reestruturação econômica do estado, questão fundamental em períodos de ajuste econômico, através da melhoria do perfil e da redução da dívida pública líquida, permitindo a concentração dos esforços da Administração Pública, nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a conquista das prioridades nacionais.

Confira os trechos que serão privatizados:

– BR-153/SC: trecho Divisa PR/SC – Divisa SC/RS;

– BR-282/SC: trecho Entroncamento BR-153 (p/ Irani) – Entroncamento BR-480/SC-156 para Chapecó;

– BR-480/SC: trecho Entroncamento BR-282 para Chapecó, no início da Travessia Urbana do município.