Lixo Zero: Fórum em SC debate ações inovadoras a favor do meio ambiente

Atualizado em 27 outubro, 2015

Com a proposta de implementar o Lixo Zero como política pública mobilizando governo, empresários e população, especialistas apresentaram inovações no Fórum Internacional Lixo Zero, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e o Instituto Lixo Zero Brasil, realizado no auditório da Fecomércio SC, em Florianópolis.

Na quinta edição, o evento contou com a participação de palestrantes estrangeiros que apresentaram cases de cidades como São Francisco, nos Estados Unidos, que instituiu uma lei em 1989 regulamentando a reciclagem do lixo, e de empresas que inovaram com ações de conscientização para o consumo consciente.

Sandra Nordstrom, empreendedora na área de sustentabilidade, apontou que no Brasil 30% dos alimentos que consumimos são jogados fora, dados que comprovam a necessidade de uma mudança de cultura. Na Europa, supermercados já buscam o combate do desperdício de alimentos com o conceito lixo zero: o consumidor leva somente o que será consumido.

"Temos que mudar a forma como pensamos e eliminar completamente o conceito de desperdícios, há milhares de oportunidades para o lixo zero", ressaltou Sandra. Ações de conscientização estão ganhando espaço em empresas no mundo todo transformando o consumo da população. As ações refletem na produção e destinação do lixo.

O evento é uma iniciativa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e do Instituto Lixo Zero Brasil, e conta com apoio da Câmara Supermercadista da Fecomércio-SC e Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Programa Lixo Zero

Desde 2013 a Fecomércio SC participa do Programa Lixo Zero promovendo a destinação correta dos resíduos sólidos, reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo produzido pelos colaboradores.

"O lixo produzido não vai para aterro sanitário, ele tem sua destinação correta, podendo ser reutilizados e reciclado por cooperativas. Nesses dois anos já percebermos o envolvimento dos nossos colaboradores e mudança de comportamento com volume menor de produção de lixo", explicou a Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Fecomércio SC. Cecília Miranda. Nos últimos três meses foram encaminhados corretamente cerca de 280 kg de resíduos, que após descartados, puderam ser colocados novamente no ciclo de produção, através da reutilização e reciclagem.

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar