Presidentes de sindicatos participam de homenagem aos representantes comerciais

Atualizado em 17 novembro, 2015

Em homenagem aos 50 anos da Lei 4.886, de 1965, que regulamentou a profissão de representante comercial no Brasil, a Assembleia Legislativa realizou uma Sessão Especial de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT).

No evento foram homenageadas personalidades que contribuíram e atuam para o fortalecimento do comércio no Estado. Para o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, o segmento tem uma contribuição importante no desenvolvimento do comércio.

"A existência da entidade e de seus profissionais é fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Mesmo considerando as inovações da mídia e do sistema de compras eletrônicos, o representante comercial é a representação física, pessoal, é ele que pode identificar o produto, tornando mais acessível sua aquisição pelo comerciante", ressaltou Spagnoli, que recebeu a homenagem em nome do presidente da Federação Bruno Breithaupt.

"A homenagem é justa pelo conjunto de suas lutas e suas vitórias, seu inesgotável compromisso com seus filiados e contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentável de Santa Catarina e do Brasil", enalteceu o deputado Rodrigo Minotto, que na oportunidade anunciou o protocolo do Projeto de Lei instituindo o Dia Estadual do Representante Comercial, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de dezembro.

O presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, reafirmou o papel da classe na movimentação econômica. "O representante comercial é o distribuidor da riqueza nacional, aquele que representa em outros estados o que é fabricado aqui em Santa Catarina".

Flavio Flores Lopes, presidente do Core-SC, falou do reconhecimento da profissão, responsável pela geração de tributos do país. "Apesar de transcorrido meio século da edição da lei que regulamenta a atuação dos representantes comerciais, a busca por reconhecimento entre a população ainda é constante", afirmou Lopes.

> Confira as fotos dos homenageados

– Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, presidente do Confere;

– Flavio Flores Lopes, presidente do Core-SC;

– Bruno Breithaupt, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina Fecomércio SC;

– João Pedro da Silva Rosa, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis (Sirecom – Grande Florianópolis);

– Carlos Antônio Borba, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Itajaí e Região (Sirecom – Foz do Itajaí);

– Rui Nuernberg, presidente do Sindicato Regional das Empresas de Representação Comercial e dos Representantes Comerciais Autônomos (Sindrecom);

– Paulo Roberto dos Santos, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Blumenau (Sirecom – Vale Europeu);

– Francisco Gomes de Oliveira, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Norte e Nordeste de Santa Catarina (Sirenorte);

– José Antunes, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul do Estado de Santa Catarina (Sirecom-Sul SC);

– Ruy Antônio Angonese, representante comercial.