Fecomércio/Sesc/Senac recebe Cônsul-Geral dos EUA para discutir parcerias educacionais e econômicas em SC

Atualizado em 18 novembro, 2015

O presidente da Fecomércio/Sesc/Senac em Santa Catarina, Bruno Breithaupt, recebeu o Cônsul-Geral dos Estados Unidos, Ricardo Zunigo e o cônsul de assuntos econômicos, Grant Earnest, para uma reunião sobre futuras parcerias entre catarinenses e americanos nas áreas econômica e educacional, na manhã desta quarta-feira (18).

Zunigo afirmou o interesse em fomentar acordos comerciais entre Santa Catarina e os Estados Unidos visando o êxito na economia dos dois países. Para o cônsul-geral, essas parcerias podem estimular o crescimento econômico, por meio da promoção das cadeias de produção e incentivo à exportação dos produtos manufaturados. "Está muito claro o compromisso por parte das empresas e da Federação em estimular o diálogo com parcerias comerciais entre os Estados Unidos e Santa Catarina", garantiu Zunigo, que afirmou ainda, ter uma visão do Brasil de liberdade econômica facilitando o diálogo entre as nações.

Para Breithaupt, Santa Catarina naturalmente sente os efeitos da retração econômica no país, porém os números apontam que o Estado deve sair da crise antes de outras regiões, o que possibilita sua forte presença no mercado internacional. "Olhamos com muita preocupação para a conjuntura atual, mas nosso Estado tem um diferencial em relação aos outros estados brasileiros. Nossa taxa de desemprego é a menor do país (3,6%), bem abaixo dos cerca de 8% do índice nacional", avaliou.

Breithaupt ressaltou também a necessidade do aumento sustentável da produtividade, alertando para o pouco investimento do Brasil na área da inovação, quando comparado aos países desenvolvidos. "Precisamos intensificar os vínculos educacionais entre os dois países, o Senac já possui parcerias com instituições de ensino americanas, que oferecem cursos de MBA em Gestão Estratégica Empresarial e de idiomas, devemos consolidar esses projetos", afirmou.

Zunigo enfatizou o papel do Consulado em facilitar as relações entre os EUA e Santa Catarina e saiu da reunião otimista com a possibilidade de futuras parcerias. "Estou impressionado com o espírito empreendedor e inovador dos catarinenses", destacou o cônsul- geral dos Estado Unidos.

Estiveram presentes na reunião Célio Spagnoli, Vice – Presidente da Fecomércio SC e José Aragão Júnior, Diretor Executivo da Federação. Também participaram os representantes do SENAC SC, Rudney Raulino, Diretor Regional; e do SESC, Adolfo Willian Oldemburgo, Diretor Administrativo Financeiro e Adriana Cadore Gusmão, da Assessoria de Comunicação e Marketing.
Encaminhamentos
No encontro foram pontuados os objetivos comuns ao Sistema S e EUA, entre eles, o de intensificar as parcerias educacionais juntamente com SESC e SENAC; movimentar os portos catarinenses – ampliando a exportação dos produtos manufaturados, da agroindústria e da rede moveleira; além do estímulo à relação comercial.