Quase 57 % dos consumidores em Lages compraram material escolar à vista

Atualizado em 02 março, 2016

O consumidor de Lages foi cauteloso na compra do material escolar neste ano, com tíquete médio de R$ 90,41, pouco abaixo da média estadual de R$ 103, 41, de acordo com pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC. O pagamento à vista em dinheiro foi a opção escolhida por 56,8% dos consumidores, seguido pelo parcelamento no cartão de crédito (18,9%). Leia a pesquisa completa

Comércio de SC registra queda no faturamento na venda de material escolar

O faturamento no comércio teve recuo de 11,6% referente ao ano anterior e incremento tímido de 6,8% na comparação com os demais meses.

“Os rendimentos familiares apresentam os menores resultados desde 2009, enfrentamos juros elevados, além do cenário de baixa criação de vagas e fortes pressões inflacionárias. Assim, os pais e responsáveis estão mais comedidos na hora de realizar as compras, especialmente por que precisam adquirir o material do ano inteiro de uma só vez e isso precisa caber no orçamento”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Muitas famílias negociaram com as escolas, desde o valor das mensalidades até a lista dos materiais a adquirir”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC, “o que repercutiu no comércio”. Para Tauffer, o ambiente de competição por preços mais acessíveis foi favorável aos consumidores. “Para não perder clientes os lojistas comprometeram suas margens de lucro até o limite do possível”, justifica.

Boa parte dos consumidores (40,5%) compraram apenas os itens que não puderam reutilizar do ano anterior. A lista completa de material escolar foi adquirida por 29,7%, seguido 18,9% que compraram produtos em promoção.

A percepção dos empresários é que a pesquisa de preço, geralmente adotada para reduzir o custo da compra ou negociar as formas de pagamento, teve frequência razoável (43,2%) nas lojas, menor (29,7%) e alta (27%). O índice de consumidores que adotam esta estratégia pode variar por conta da comparação de preços na internet e a tendência de autoatendimento nas lojas.

O levantamento foi feito com empresários de livrarias e papelarias, lojas de departamento e supermercados em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Olhar do consumidor

O relatório de Avaliação dos Consumidores, que detalha a experiência de compras vivenciada na data, destaca que 94,4% dos pais e responsáveis encontraram com facilidade os itens procurados, apontando que o comércio manteve seus estoques abastecidos e com diversidade de produtos.

A maioria (70,2%) também afirmou que dos produtos solicitados na lista de material escolar eram necessários, embora 25,2% questionaram o pedido de produtos como bola de tênis, panelas e excesso de folhas de papel. De acordo com a clareza na apresentação dos produtos, cordialidade e agilidade na venda, os consumidores avaliaram o atendimento do comércio na volta às aulas com a nota 8,4.

Confira o relatório de avaliação do consumidor