Confiança do empresário mantém queda, sinaliza pesquisa da Fecomércio SC

Atualizado em 07 março, 2016

A percepção dos empresários do comércio catarinense continua pessimista devido ao atual momento econômico, que reforça o sentimento de insegurança quanto ao futuro, conforme aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de fevereiro, em pesquisa realizada pela Fecomércio SC. O indicador registrou 86,6 pontos, patamar considerado negativo em uma escala de 0 a 200, permanecendo próximo ao pior resultado da série histórica iniciada em janeiro de 2010.

Leia a pesquisa na íntegra

As fortes quedas anuais nos subíndices chamam a atenção no estudo, demonstrando grande deterioração da confiança do empresário do comércio de 2014 para cá. Com registro de recuo anual (-23,4%), o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) registrou uma elevação mensal de 16,1% em fevereiro. Já nos seus subíndices, todos os indicadores tiveram queda em relação ao ano anterior, reflexo do volume de vendas e do faturamento das empresas do comércio. Sua avaliação é dividida em condições atuais do comércio, da economia e das empresas.

Maior recuo foi registrado nas Condições Atuais da Economia (CAE), que verificou uma acentuada queda de -37,6% no ano. Os dados fazem uma leitura da economia como um todo: indústria, agropecuária, cenário internacional, ajuste econômico.

O subíndice das Condições Atuais do Comércio (CAC), relacionados ao dinamismo do setor, como volume de vendas e faturamento das empresas do comércio, apresentou variação negativa expressiva de -28,5% na comparação anual.

O terceiro subíndice de Condições Atuais das Empresas do Comércio (CAEC) caiu 13,5% ano, explicado pela restrição ao crédito a cada mês mais crescente.

“O resultado revela o pessimismo dos empresários catarinenses em relação às condições atuais das suas empresas, principalmente por conta da redução do acesso ao crédito, associado aos elevados juros, crescimento reduzido dos rendimentos do trabalho e o volume de vendas reduzido, que em 2015 fechou com variação de -3,1%, o pior resultado da série histórica iniciada em 2001”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O (IIEC), Índice de Investimento do Empresário do Comércio caiu -8,7% no mês, com registro de queda anual chegando a -19,7%. Este resultado decorre muito das difíceis condições atuais da economia – como a restrição ao crédito e aos juros elevados que afetam o consumidor e o empresário, indicando que as fortes pressões inflacionárias e o desaquecimento do mercado interno acendem um sinal vermelho e de preocupação aos empresários.

O destaque negativo foi registrado pelo subíndice contratação de funcionários (IC), que caiu 21,4%, passando de 103,9 pontos no mês passado para 81,7 pontos no mês de fevereiro, voltando a uma situação negativa. Isso denota as demissões dos trabalhadores temporários contratados para temporada de verão 2016.

Na comparação anual, a queda foi de -19,3%, demonstrando que o mercado de trabalho mostra sinais de desaceleração, conclusão observada pelo baixo saldo de vagas criadas em 2015 e pela queda nos investimentos produtivos.

Com esses números, o resultado do setor varejista fica comprometido, gerando grande pessimismo e bloqueio dos investimentos, já que os empresários avaliam que o retorno dos investimentos não compensará mais seus custos.

Essa sensação de insegurança reflete no baixo volume de vendas e sucessivas revisões para baixo do crescimento do PIB. Com esse cenário negativo, os indicadores econômicos poderiam ser ainda piores se não fossem as ações dos empresários para driblar a crise do “balcão para dentro”, como a busca por fornecedores mais acessíveis, promoções, diversificação de produtos e prazos maiores para o consumidor.