SEGS 2016: Sindicatos iniciam capacitação para excelência em gestão

Atualizado em 15 março, 2016

Nesta terça-feira, 15, representantes de 27 sindicatos filiados à Fecomércio SC, participaram da abertura do Ciclo 2016 SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical. No encontro, foi apresentado o calendário de atividades do Ciclo e os treinamentos presenciais e EAD.

Acesse a galeria de fotos

O programa da Confederação Nacional do Comércio – CNC, busca o aperfeiçoamento dos sindicatos através de consultorias e capacitações com uma agenda de trabalhos em conjunto com a CNC. A cada ciclo novas ações são realizadas, e a inovação deste ano fica a cargo das capacitações de ensino à distância, nas áreas de Gestão de resultados, produtos e serviços, estratégica e de processos.

“Buscamos apresentar novas práticas, possibilitando ao executivo sindical o aperfeiçoamento da sua gestão. A melhoria contínua cria condições para oferecer produtos e serviços e, uma atuação melhor junto aos empresários”, enfatiza o gerente da Divisão de Planejamento da Fecomércio SC, Renato Barcellos.

Em videoconferência, representantes da CNC apresentaram os seis eixos de atuação do Sistema do Comércio: relações sindicais, atuação legislativa, atuação gerencial, produtos e serviços, comunicação e representação, com destaque à profissionalização dos sindicatos para cumprir sua missão na plenitude.

Alexandre Santos, assessor de coordenação de programas externos da CNC, alertou para a necessidade de estabelecer metas para atingir o objetivo traçado.

“É preciso focar no resultado a ser alcançado, realizando ações para melhorias no associativismo. É fundamental saber aonde quer chegar, avaliar o que está sendo feito hoje na busca de uma gestão mais eficaz”, enfatizou Santos.

SEGS na prática

“Venho participando do programa há vários ciclos, o que possibilitou a otimização da gestão dos projetos, de inovação em produtos e serviços e na inclusão de novos associados. Os ciclos evoluíram e o sindicato vem acompanhando essa mudança” Cátia Batista Dermachi Sindilojas São Bento do Sul e Campo Alegre

"Participei do SEGS pela primeira vez em 2015 e me ajudou na ambientação das atividades sindicais Hoje, busco alcançar a pontuação máxima focando trabalhar na imagem do sindicato”. Vanessa Mafra Tabarelli Sindilojas Brusque