Parcelamento foi a saída para compras em Florianópolis

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Parcelar no cartão de crédito foi opção de 34,1% dos moradores de Florianópolis para garantir um presente de Páscoa que coubesse no orçamento. A forma de pagamento também foi a alternativa para 25,6 % dos consumidores catarinenses, segundo pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomécio SC e Federação da CDLs de Santa Catarina. O valor médio por compra na data foi de R$ 102,41 na Capital, pouco acima do gasto catarinense (R$ 100,97). Tradicionalmente a data dá a largada nas vendas do comércio, mas este ano registrou desempenho negativo devido ao cenário de recessão, impactando na queda de 10,2% no faturamento de lojas e supermercados.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

“Com o aumento dos custos de 2015 para cá, os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em comparação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Os catarinenses foram conservadores nos gastos, como esperávamos, mas não deixaram de comprar”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou.

O panorama de retração nas vendas e na receita fez com que um percentual pouco expressivo de empresários (6,8%) optasse pela contratação de temporários para o período. Pelo menos a metade dos entrevistados (52%) afirmou que houve baixa frequência de pesquisa de preço nos estabelecimentos e 39% considerou que a estratégia teve alta adesão. Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Em Florianópolis, pelo menos 30% dos estoques não foram vendidos.

A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de LagesChapecóItajaíBlumenauJoinvilleCriciúma Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito.

Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%).

Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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