Lages reforçou atendimento no comércio durante Páscoa

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os empresários de Lages, na Serra catarinense, foram os que mais contrataram trabalhadores temporários para a Páscoa no estado. De acordo com a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e Federação da CDLs de Santa Catarina, 16% reforçou o atendimento no período, diante da média catarinense de 5,7%. O valor médio por compra na data foi de R$ 103,91 em Lages, pouco acima do gasto catarinense (R$ 100,97). Geralmente a Páscoa dá a largada nas vendas do comércio, mas este ano o desempenho foi negativo por conta do cenário econômico, resultando na queda de 10,2% no faturamento de lojas e supermercados catarinenses em relação ao ano anterior.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

“Com o aumento dos custos de 2015 para cá, os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em comparação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Os catarinenses foram conservadores nos gastos, como esperávamos, mas não deixaram de comprar”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou.

O parcelamento no cartão de crédito (36%) foi a forma de pagamento mais usada pelos lageanos, consequência da queda da renda das famílias, que passam a fazer compras a prazo para adequar ao orçamento. Em segundo lugar ficou a opção à vista no cartão de crédito (32%). De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço foi considerada baixa (64%), alta (28%) e razoável (8%). Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Neste ano, quase metade (48,4%) do estoque inicial não foi vendido, o terceiro pior desempenho no Estado.

A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de LagesChapecóItajaíBlumenauJoinvilleCriciúma Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito.

Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%).

Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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