Sistema Fecomércio Sesc/Senac lança Caderno do Comércio, novo guia do empresário catarinense

Atualizado em 22 abril, 2016

Informação e inteligência de mercado podem ser moedas valiosas e trazer um diferencial competitivo em tempos de recessão. À frente do setor que responde por 62,4% do PIB do Estado e emprega 1,4 milhão de pessoas, o Sistema Fecomércio Sesc/Senac lança nesta segunda-feira (25) o Caderno do Comércio, publicação pioneira elaborada por uma equipe técnica multidisciplinar do Sistema para munir os empresários catarinenses com dados econômicos confiáveis, informações sobre gestão de negócios, tendências e novos comportamentos de consumo.

O empresário Vicente Donini, presidente do conselho do grupo Marisol e agora também vitivinicultor, será o palestrante convidado do evento, que contará com a presença de lideranças empresariais e políticas, imprensa e colaboradores do sistema, no Sesc Cacupé, em Florianópolis, às 19h.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac,Bruno Breithaupt, o empreendedor terá em mãos um guia relevante para desenvolver estratégias, detectar oportunidades e visualizar de forma prática os indicadores que impactam nas conjunturas do mercado. “O momento requer um empresário criativo e dinâmico, preparado para administrar seus negócios com eficiência e confiança, independentemente do cenário hostil. A economia é cíclica e sempre teremos desafios. Para investir, gerar riqueza e empregos é preciso conhecer cada vez mais o mercado e traduzir os dados de forma estratégica e segura. Por isso, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac- que representa e defende o setor-criou o Caderno do Comércio, o novo guia do empresário catarinense”, pontua.

Raio-X do mercado

A publicação é dividida em seis macro seções: informações institucionais, que mostram a atuação da Federação no âmbito legislativo e governamental, o portfólio de produtos e serviços oferecidos no Sesc e Senac, os braços operativos do Sistema, e as Câmaras Empresariais, que reúnem interlocutores de cada setor para debater os principais temas das categorias representadas e encontrar soluções em prol da competitividade do setor.

Os capítulos seguintes focam em gestão, com artigos sobre estratégias aplicadas ao negócio; análise econômica, que traz uma leitura de pesquisas que mensuram a confiança do empresário, a intenção de consumo das famílias e o nível de endividamento do consumidor, e a prospecção de indicadores econômicos; cenários e perspectivas, com foco nas principais mudanças nos hábitos de consumo, crescimento do e-commerce e impactos da pirataria; e transformação social, sobre o desenvolvimento das empresas nos meios social, econômico e ambiental.

“As projeções apresentadas no Caderno apontam para um respiro entre final de 2016 e 2017, com a retomada da confiança dos empresários do comércio, e, consequentemente a volta de investimentos e do emprego, especialmente por que temos um mercado forte e setorialmente diversificado em Santa Catarina”, avalia José Agenor de Aragão Jr, Diretor Executivo da Fecomércio SC.

O miolo do Caderno do Comércio traz um rico cruzamento de dados que traça o perfil socioeconômico de Santa Catarina, com mapeamento das empresas do comércio por segmento, perfil do trabalhador do comércio, dados da população e evolução por região, ranking do IDHM (renda, longevidade, educação) e projeções de diversos indicadores.

“O comércio representou 20% dos empregos formais, com carteira de trabalho assinada, em Santa Catarina. Esta parcela da população, formada por trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, encontra no Sesc oportunidades para melhorar a qualidade de vida, por meio dos nossos eventos e serviços nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.

De acordo com o diretor regional do Senac em Santa Catarina, Rudney Raulino, além das competências humanas desenvolvidas, o empresário precisa “ter percepção das mudanças que ocorrem no mercado e no perfil do consumidor para alavancar o seu negócio e com isso fortalecer o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”.

O Caderno do Comércio terá distribuição gratuita durante o lançamento e estará disponível na versão e-book para download no site da Fecomércio SC.