Congresso Nacional de Sindicatos Patronais reúne lideranças sindicais de todo país em Blumenau

Atualizado em 26 maio, 2016

"Os empresários são peças-chave para a retomada da confiança, do investimento, do emprego e do desenvolvimento econômico e social. Temos a virtude de compor o sistema CNC|Sesc |Senac, que representa a essência de um ecossistema empreendedor: somos investidores, empresas,  startups, ensino básico, médio e superior. Este é um momento de articulação entre os representantes do setor que mais emprega e movimenta a economia no país", pontuou o diretor-secretário da CNC e presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, na abertura do 32º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, na noite de quarta-feira (25), em Blumenau.

Confira a galeria de fotos

Na manhã desta quinta-feira (26), quem abriu a programação foi o governador Raimundo Colombo, com a palestra sobre os diferenciais de Santa Catarina. Mesmo diante do cenário político e econômico conturbado e queda na arrecadação, o estado mantém desempenho acima das outras federações, com o menor índice de desemprego no Brasil, controle das despesas públicas, economia diversificada e indicadores sociais entre os melhores do país.

Durante o discurso, Colombo ressaltou novamente o compromisso do governo catarinense de não aumentar a carga tributária, pauta considerada prioritária pela Fecomércio SC. “Aumentar impostos não é o caminho. Esta crise profunda, a maior dos últimos 100 anos, deve ser enfrentada com determinação. Precisamos de uma reação imediata na nova equipe econômica para o ajuste das contas públicas. Em Santa Catarina fizemos mudanças na previdência para diminuir a folha. Reduzimos os custos dos serviços e estamos próximo de um entendimento da renegociação da dívida. Nos próximos meses vamos compactar órgãos para enxugar a máquina pública. Se a economia não girar em 2017, teremos que aprofundar os cortes”, afirma o governador.

O evento realizado pelo Sindilojas Blumenau, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio SC, entre outras entidades da região, reúne cerca de 1500 lideranças sindicais de todo país, com representantes de 16 Federações, até sexta-feira (27) no Parque Vila Germânica. Serão três dias de alinhamento, troca de ideias e debates para o aprimoramento e qualificação da linha de frente dos sindicatos.

Grandes nomes e boas práticas

Após a fala do governador, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, proferiu a palestra “Mediação e Conciliação”, onde abordou sobre a mudança na cultura do litígio para desafogar o judiciário e diminuir a “indústria” dos recursos”, um dos motivos para a lentidão da Justiça. Referência internacional no tema, o Ministro defende que as questões cíveis de menor complexidade e de pequeno valor precisam ser resolvidas de maneira mais adequada e célere.

Na parte da tarde, o professor e historiador Leandro Karnal propõe uma reflexão sobre a ética pessoal e profissional no debate “Vida sem ética dá mais trabalho”. Analista convidado do Jornal da Cultura (TV Cultura) e grande referência nos campos da História Cultural, Antropologia e Filosofia, Karnal é um dos mais requisitados palestrantes da atualidade.

A filósofa, educadora e pesquisadora Dulce Magalhães encerra a programação desta quinta-feira com a palestra “A Arte de Viver a Mudança”, abordando as questões de gênero e os horizontes de competência. A palestra terá entrada franca, e além dos congressistas, tem como público-alvo o voluntariado blumenauense. Produtos de higiene ou de limpeza serão recolhidos e doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau e à Casa de Apoio, que acolhe crianças com doenças graves e seus familiares.

O ex-diretor do Banco Central e atual economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, vai trazer um novo olhar sobre o momento econômico do Brasil na manhã de sexta-feira (27). Um dos consultores mais renomados e um dos analistas econômicos mais requisitados pelos grandes jornais e revistas do Brasil, Freitas explicará como os novos rumos políticos do país deve impactar no setor a partir de 2016.

Referência do país, o presidente do conselho de relações do trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira de Abreu reforça a programação técnica com a palestra sobre negociação coletiva de trabalho, no qual apresentará os avanços e desafios para a implantação das reformas na legislação trabalhista. Advogado e professor, especializado em 'Gestão Empresarial', Abreu é gestor de pessoas na Fiat Automóveis e, desde 1977, participa de todas as negociações com os trabalhadores metalúrgicos de Minas Gerais.

Para encerrar a programação, a Rodada de Conhecimento contará com cinco apresentações simultâneas sobre boas práticas no país, com debates sobre gestão, relacionamento com poder legislativo, case de comércio de rua de Blumenau, shopping center e  desenvolvimento sindical.

> Conheça o perfil dos palestrantes
> Confira a programação completa