Situação financeira pode impactar nas vendas do dia dos namorados em Blumenau

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Depois de liderar os gastos no dia das mães, o consumidor de Blumenau deve ser mais cauteloso nas compras para o dia dos namorados. O gasto médio dos presentes e serviços deve ser de R$171,49, abaixo do valor registrado em 2015 (R$ 204,25), conforme pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). O levantamento aponta que 49,7% das famílias declararam estar em situação financeira pior do que em 2015 – 25,5% afirmaram estar melhor e 24,8% da mesma forma que no ano anterior.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Valor das compras terá recuo de 1,3% em SC

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento neste ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Esta é uma das principais datas do calendário varejista brasileiro e cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”, afirma.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância a cada ano e, desta vez, o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e, por consequência, os novos rumos da economia influenciam no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente.

Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados
Preços serão determinantes no dia dos namorados em Lages
Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista no dia dos namorados
Consumidores da Capital preferem roupas para presentear no dia dos namorados
Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados
Comércio de rua é principal opção para dia dos namorados em Chapecó
Situação financeira pode impactar nas vendas em Blumenau

Perfil do consumidor

Para garantir a lembrança sem estourar o orçamento, 70,6% devem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras. Os principais destinos devem ser o comércio de rua (56,9%) e shopping centers (35%). Carro-chefe das vendas na data, o segmento de vestuário (43,1%) será o mais movimentado, seguido por perfumes/cosméticos (16,3%) e calçados/bolsas (13,7%). O setor de serviços também sentirá os impactos: 40,8% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar.

Preço (36%), atendimento (26%) e promoção (21%) serão os principais atrativos – A maioria pretende pagar os presentes em dinheiro (66%), seguida pelas modalidades de parcelamento (13,7%) e débito (9,5%). A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.