Alinhamento setorial marca 1º Encontro Catarinense dos Sindicatos do Comércio Atacadista

Atualizado em 08 junho, 2016

1º Encontro Catarinense dos Sindicatos do Comércio Atacadista reuniu empresários e representantes do setor no Sesc Cacupé, em Florianópolis, de sexta-feira a domingo. A iniciativa liderada pelo vice-presidente de Atacado da Fecomércio SC e presidente do Sincadi, Amarildo José da Silva, com apoio da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista, reforça a relevância do segmento na economia catarinense.

"Com a mudança no perfil de consumo nos últimos anos e dos próprios rumos da economia, o setor precisa estar alinhado, trocar conhecimento  e discutir sobre gestão do negócio”, pontua  o presidente da Federação, Bruno Breithaupt, que abriu a programação com a palestra sobre a importância da interação setorial dos sindicatos filiados à Federação.

Segundo o diretor executivo da federação, José Agenor de Aragão Júnior, o evento foi um importante passo na construção da colaboração entre os empresários e entidades do setor. "O que fizemos aqui neste fim de semana foi um grande esforço de colaboração. Nosso próximo passo é trabalharmos em cooperação setorial, dentro do atacado e de todos os setores do comércio de bens, serviços e turismo de SC", garante Aragão.

Os contadores são peças-chave para a sustentabilidade dos sindicados, pois orientam os empresários para o correto recolhimento da contribuição sindical patronal, conforme o presidente da Fecontesc SC, Tadeu Oneda: "Os escritórios de contabilidade e contadores  são a porta de entrada da principal fonte de custeio dessas entidades".

Confira a galeria de fotos

O presidente da Acats e vice-presidente Financeiro e de Gestão da Fecomércio Sc, Atanázio dos Santos Neto, abordou sobre o necessário alinhamento entre atacadistas e supermercadistas para aumentar a competitividade dos setores. A Acats conta atualmente com 750 empresas associadas, empregando pelo menos 80 mil colaboradores diretos em Santa Catarina.  A entidade está na expectativa para a maior convenção do setor no Brasil, a 29ª EXPOSUPER – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, realizada de 20 a 23 de junho, em Joinville.

“Este ano serão mais de 200 expositores e 36 mil visitantes, entre proprietários, executivos e compradores. Em parceria com o Mesa Brasil do SESC, coletamos e redistribuímos os alimentos que estão nos estandes após o evento, beneficiando milhares de pessoas e entidades. Em 2015 foram quase seis toneladas”, comenta.

Números do setor

O comércio atacadista foi responsável por 64,9% do ICMS do setor em Santa Catarina em 2016. No total da economia, é responsável por 18%. "O setor atacadista também tem bastante representatividade no mercado de trabalho: responde por quase 19% dos empregos formais do setor do comércio (varejista e atacadista), ou cerca de 140 mil empregos", afirma o vice-presidente de Atacado da Fecomércio SC.

Do operacional ao estratégico

Duas estratégias para impulsionar a inteligência competitiva e os negócios do segmento também foram apresentadas ao público: o recém-inaugurado Centro de Inteligência em Negócios (CIN), iniciativa da ADAC- (Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses) e do SINCADI (Sindicato dos Atacadistas e Distribuidores de Itajaí) e a Missão Atacadista à NRF- Retail Big Show, Nova York, promovida pelo Senac. Depois da bem-sucedida experiência em 2016, a delegação catarinense segue novamente a meca do atacado e varejo para vivenciar in loco as práticas e estratégias de empresas de reconhecimento global.

Marcus Tutui, coordenador da Missão, adianta algumas empresas que estão em negociação para visitação: Walmart, Costco, Jetro, Putul e Ace Natural. Saiba mais

De acordo com o presidente da ADAC e da Câmara Empresarial do setor na Fecomércio SC, Telmo Poli, o CIN deve oportunizar novas formas de fazer negócios: “A empresa BIDBAY é especializada em operações de compra e venda junto à administração pública e privada e será responsável pela operação do CIN, dispondo de um expressivo banco de dados com potenciais compradores nos mais diversos ramos do comércio e indústria”.