Empresários catarinenses revelam estratégias de marketing no Painel do Comércio, em Florianópolis

Atualizado em 10 junho, 2016

Não existe fórmula para o sucesso, mas as lideranças indicam o caminho 

Bem que os gurus de marketing tentaram desvendar, mas o fato é não existe uma fórmula certa para ter uma marca forte, um trajeto a seguir que garanta credibilidade e diferenciação no mercado, com produtos e serviços desejados pelos consumidores. 

Três empreendedores de diferentes gerações e regiões de Santa Catarina – Antônio Koerich, fundador da Lojas Koerich; André Schumann, presidente da Schumann, e Daniela Borges de Freitas, à frente da Villa Francioni – reuniram-se na quinta-feira (9) para compartilhar alguns ingredientes estratégicos do sucesso de suas empresas no Painel do Comércio, realizado na Fecomércio SC, em Florianópolis.

Acesse a galeria de fotos

Os três vencedores do prêmio Top Of Mind 2016 mostraram que o cenário recessivo na economia brasileira exige do mercado criatividade, dinamismo e inovação. A palavra 'crise', inclusive, foi pouco mencionada nas falas dos três convidados.

“Há três gerações nosso foco é no MPP: marca, parceria e pessoa. Quando pensamos em resultado, não estamos falando apenas de lucro, mas de credibilidade/lealdade, investimento em pessoas e responsabilidade social”, garante o empresário Antônio Koerich, mentor da rede que hoje compete com gigantes nacionais do varejo, com 61 anos de história e 95 lojas em 43 cidades em Santa Catarina. 

Além do olhar voltado à comunidade, com parcerias público-privadas para colaborar para o desenvolvimento das cidades onde a rede está instalada, o cliente interno é bastante valorizado, com investimento na qualificação da mão de obra e motivação das equipes. 

“São os nossos 1400 colaboradores que levam a marca e toda a nossa filosofia até o consumidor final. O sucesso é resultado direto do trabalho diário do empresário em conjunto com sua equipe, pois ninguém faz nada sozinho”, pontua. Em 2015, o faturamento da rede chegou a R$ 521,45 milhões e neste ano a expectativa é de crescimento de 10%.

Para o empresário André Schumann, presidente da rede de lojas de eletrodomésticos Schumann, inovação e tecnologia são palavras de ordem, tanto que a empresa conta com um setor específico para buscar soluções inovadoras para as lojas físicas e o e-commerce. Com pouco menos de 20 anos, a empresa que nasceu em Seara, no Oeste de SC, já conta com 75 lojas em 69 cidades do Sul do país, 75% delas em solo catarinense, e cerca de 1000 funcionários. 

Crédito: Mafalda Press

Entre as novidades, o empresário destacou o novo aplicativo Schumann e as alianças comerciais através de Market Places nacionais como B2W e Wallmart para impulsionar as vendas no cenário nacional. “Apostamos no geomarketing e no marketing inteligente para conhecer melhor o público e ter uma performance de vendas mais eficiente. Este ano, esperamos um crescimento entre 10 e 15% na empresa”, completa o empresário catarinense.

Crédito: Mafalda Press

Já a experiência de consumo ganha um novo significado para a vinícola Villa Francioni, presidida por Daniela Borges de Freitas. Localizada a 1.260 metros acima do nível do mar, em São Joaquim, a empresa iniciou há dez anos a comercialização dos primeiros rótulos, quando o enoturismo e a possibilidade de a serra catarinense revelar uma nova vocação econômica eram apenas sonhos vislumbrados pelo pai, o visionário empresário Dilor Freitas.

“Meu pai viu na Serra o potencial para produzir vinhos de qualidade e concebeu este projeto para transformar a região. Hoje, os vinhos de altitude ganharam notoriedade em todo país. Recebemos cerca de 4 mil turistas na alta temporada nas visitas guiadas e degustações. Este ano expandimos os negócios com a inauguração do Bistrô Bacco e a Pousada Villa dos Vinhedos”, afirma Daniela. 

marketing cultural e o foco no lifestyle são estratégias de mercado do empresário Marcelo Brognoli, presidente executivo do grupo Brognoli Negócios Imobiliários e vice-presidente da Fecomércio SC na Grande Florianópolis.

Embora tenha se consolidado como um das maiores rede de soluções imobiliárias do Estado, com 60 anos de experiência, o “braço artístico” ajudou a reforçar a projeção da marca e chegar a públicos diferentes, conectando pessoas ao universo musical.

“O Acústico Brognoli nasceu há 11 anos para disseminar música de qualidade, impulsionar a cultura local e retribuir à cidade o sucesso que ela nos trouxe. A partir do reposicionamento de marca nos últimos anos, voltamos a atenção às novas mídias e lançamos o novo portal alinhado ao estilo de vida do consumidor”, finaliza Brognoli.

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar