Empresários catarinenses revelam estratégias de marketing no Painel do Comércio, em Florianópolis
Não existe fórmula para o sucesso, mas as lideranças indicam o caminho
Bem que os gurus de marketing tentaram desvendar, mas o fato é não existe uma fórmula certa para ter uma marca forte, um trajeto a seguir que garanta credibilidade e diferenciação no mercado, com produtos e serviços desejados pelos consumidores.
Três empreendedores de diferentes gerações e regiões de Santa Catarina – Antônio Koerich, fundador da Lojas Koerich; André Schumann, presidente da Schumann, e Daniela Borges de Freitas, à frente da Villa Francioni – reuniram-se na quinta-feira (9) para compartilhar alguns ingredientes estratégicos do sucesso de suas empresas no Painel do Comércio, realizado na Fecomércio SC, em Florianópolis.
Os três vencedores do prêmio Top Of Mind 2016 mostraram que o cenário recessivo na economia brasileira exige do mercado criatividade, dinamismo e inovação. A palavra 'crise', inclusive, foi pouco mencionada nas falas dos três convidados.
“Há três gerações nosso foco é no MPP: marca, parceria e pessoa. Quando pensamos em resultado, não estamos falando apenas de lucro, mas de credibilidade/lealdade, investimento em pessoas e responsabilidade social”, garante o empresário Antônio Koerich, mentor da rede que hoje compete com gigantes nacionais do varejo, com 61 anos de história e 95 lojas em 43 cidades em Santa Catarina.
Além do olhar voltado à comunidade, com parcerias público-privadas para colaborar para o desenvolvimento das cidades onde a rede está instalada, o cliente interno é bastante valorizado, com investimento na qualificação da mão de obra e motivação das equipes.
“São os nossos 1400 colaboradores que levam a marca e toda a nossa filosofia até o consumidor final. O sucesso é resultado direto do trabalho diário do empresário em conjunto com sua equipe, pois ninguém faz nada sozinho”, pontua. Em 2015, o faturamento da rede chegou a R$ 521,45 milhões e neste ano a expectativa é de crescimento de 10%.
Para o empresário André Schumann, presidente da rede de lojas de eletrodomésticos Schumann, inovação e tecnologia são palavras de ordem, tanto que a empresa conta com um setor específico para buscar soluções inovadoras para as lojas físicas e o e-commerce. Com pouco menos de 20 anos, a empresa que nasceu em Seara, no Oeste de SC, já conta com 75 lojas em 69 cidades do Sul do país, 75% delas em solo catarinense, e cerca de 1000 funcionários.
Crédito: Mafalda Press
Entre as novidades, o empresário destacou o novo aplicativo Schumann e as alianças comerciais através de Market Places nacionais como B2W e Wallmart para impulsionar as vendas no cenário nacional. “Apostamos no geomarketing e no marketing inteligente para conhecer melhor o público e ter uma performance de vendas mais eficiente. Este ano, esperamos um crescimento entre 10 e 15% na empresa”, completa o empresário catarinense.
Crédito: Mafalda Press
Já a experiência de consumo ganha um novo significado para a vinícola Villa Francioni, presidida por Daniela Borges de Freitas. Localizada a 1.260 metros acima do nível do mar, em São Joaquim, a empresa iniciou há dez anos a comercialização dos primeiros rótulos, quando o enoturismo e a possibilidade de a serra catarinense revelar uma nova vocação econômica eram apenas sonhos vislumbrados pelo pai, o visionário empresário Dilor Freitas.
“Meu pai viu na Serra o potencial para produzir vinhos de qualidade e concebeu este projeto para transformar a região. Hoje, os vinhos de altitude ganharam notoriedade em todo país. Recebemos cerca de 4 mil turistas na alta temporada nas visitas guiadas e degustações. Este ano expandimos os negócios com a inauguração do Bistrô Bacco e a Pousada Villa dos Vinhedos”, afirma Daniela.
O marketing cultural e o foco no lifestyle são estratégias de mercado do empresário Marcelo Brognoli, presidente executivo do grupo Brognoli Negócios Imobiliários e vice-presidente da Fecomércio SC na Grande Florianópolis.
Embora tenha se consolidado como um das maiores rede de soluções imobiliárias do Estado, com 60 anos de experiência, o “braço artístico” ajudou a reforçar a projeção da marca e chegar a públicos diferentes, conectando pessoas ao universo musical.
“O Acústico Brognoli nasceu há 11 anos para disseminar música de qualidade, impulsionar a cultura local e retribuir à cidade o sucesso que ela nos trouxe. A partir do reposicionamento de marca nos últimos anos, voltamos a atenção às novas mídias e lançamos o novo portal alinhado ao estilo de vida do consumidor”, finaliza Brognoli.