Dia dos Pais em Joinville: consumidores pretendem gastar mais que em 2015

Atualizado em 28 dezembro, 2017

A intenção de gastos em Joinville com presentes para o dia dos pais deste ano é de R$ 144,12, superior ao ano passado (R$ 109,32) – embora abaixo da média estadual (R$ 150,69). Os dados são da pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC. Os consumidores da cidade devem optar pelo pagamento à vista: 73,6% afirmaram que pretendem pagar em dinheiro, frente ao percentual estadual de 67,85%. Somando ao crédito (16,1%) e débito (3,3%), o índice na cidade chega a 93%, apontando que o consumidor está mais consciente em relação ao endividamento e inadimplência.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

Quase a metade dos entrevistados (44,5%) afirmou estar em situação pior em relação ao ano passado, 30,4% melhor e 25,1% igual. Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso.

“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

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Comportamento do consumidor

Os principais destinos de compras devem ser o comércio de rua (60,5%) e shopping (30,8%), com o índice mais expressivo do estado. Os setores de vestuário (65,6%), calçados (12,0%) e perfumes/cosméticos (10,4%) devem ser os mais beneficiados. Preço (29%), atendimento (27%) e promoção (24%) atraem os consumidores e podem definir a compra- 70,6% dos entrevistados pretende fazer pesquisa de preços para avaliar o melhor custo/benefício.

No entanto os consumidores estão mais econômicos com almoços e passeios este ano: 57,2% devem almoçar/jantar na casa de familiares e 26,4% não pretendem comemorar a data com programação especial.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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