Lages: comércio de rua e parcelamento das compras no dia dos pais
Os consumidores de Lages devem optar pelo pagamento parcelado para garantir os presentes no dia dos pais. De acordo com a pesquisa de intenção de compras e perfil do consumidor na data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC, a intenção de gastos é de R$ 149,19, pouco abaixo da média estadual (R$ 150,69) e superior ao ano passado (R$ 145,03).
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
> Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua
Para 26,2% dos entrevistados o parcelamento deve ser a melhor opção – sendo 16,3% no crédito e 9,9% no crediário –, enquanto o índice é de 15,7% no estado. Quase a metade dos entrevistados (45,9%) afirmou estar em situação pior em relação ao ano passado, 31,3% igual e 22,7% melhor. Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso.
“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.
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Comportamento do consumidor
Liderando isolado na preferência, o comércio de rua (85%) deve ser o principal destino dos consumidores na data. Os setores de vestuário (58,8%), calçados (12%) e perfumes/cosméticos (11,2%) devem ser os mais beneficiados.
Entre as ações estratégicas das lojas, o que mais atrai os lageanos é a promoção (34%), o preço (30%) e o atendimento (18%). Parcela significativa (82%) dos entrevistados pretende fazer pesquisa de preços para avaliar o melhor custo/benefício. Já com almoços e passeios, os consumidores estão mais econômicos este ano: 79,4% devem almoçar/jantar na casa de familiares e 7,7% não pretende comemorar a data com programação especial.
A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.