Lages: comércio de rua e parcelamento das compras no dia dos pais

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os consumidores de Lages devem optar pelo pagamento parcelado para garantir os presentes no dia dos pais. De acordo com a pesquisa de intenção de compras e perfil do consumidor na data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC, a intenção de gastos é de R$ 149,19, pouco abaixo da média estadual (R$ 150,69) e superior ao ano passado (R$ 145,03).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

Para 26,2% dos entrevistados o parcelamento deve ser a melhor opção – sendo 16,3% no crédito e 9,9% no crediário –, enquanto o índice é de 15,7% no estado. Quase a metade dos entrevistados (45,9%) afirmou estar em situação pior em relação ao ano passado, 31,3% igual e 22,7% melhor. Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso.

“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

Atendimento pode garantir venda em Florianópolis
Lages: data será de comércio de rua e parcelamento das compras
Dia dos Pais em Joinville: consumidores pretendem gastar mais que em 2015
Previsão do dia dos pais é positiva em Blumenau
Chapecó tem maior expectativa do estado em gasto no dia dos pais
Criciúma tem a segunda maior intenção de gastos no dia dos pais
Itajaí: comércio de rua e vestuário lideram as intenções de compras

Comportamento do consumidor

Liderando isolado na preferência, o comércio de rua (85%) deve ser o principal destino dos consumidores na data. Os setores de vestuário (58,8%), calçados (12%) e perfumes/cosméticos (11,2%) devem ser os mais beneficiados.

Entre as ações estratégicas das lojas, o que mais atrai os lageanos é a promoção (34%), o preço (30%) e o atendimento (18%).  Parcela significativa (82%) dos entrevistados pretende fazer pesquisa de preços para avaliar o melhor custo/benefício. Já com almoços e passeios, os consumidores estão mais econômicos este ano: 79,4% devem almoçar/jantar na casa de familiares e 7,7% não pretende comemorar a data com programação especial.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.