Dia dos Pais: consumidores de Itajaí foram os mais econômicos de SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Data incrementou comércio local em 10,7%

O dia dos pais aqueceu as vendas do comércio em Santa Catarina, mas este ano os consumidores em Itajaí foram os mais econômicos do estado, com um tíquete médio de R$ 129,38, bem inferior ao ano passado (R$ 206,82), quando liderou os gastos com presentes, conforme aponta a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de Santa Catarina.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

A cidade litorânea também registrou a maior queda no faturamento, com 15,8% se comparada ao dia dos pais de 2015, mas a data trouxe o incremento expressivo: 10,7% na comparação com os meses comuns do ano, mostrando a importância para o varejo. Pelo menos 5% das lojas contrataram temporários para atender a demanda no período.

O resultado no volume de vendas já era esperado pelo setor, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A queda do poder de compra dos catarinenses, dado o aumento do desemprego e a inflação elevada, atinge em cheio o comércio. Mas o alento é que os indicadores já apontam para um melhor desempenho e a recuperação da confiança dos consumidores e dos empresários para o fim deste ano”, pondera. “O segundo semestre terá resultados mais positivos para o varejo, e o dia dos pais já aponta nesta direção”, confirma Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

O pagamento parcelado foi a opção mais utilizada, com 55%, dos quais 45% no cartão de crédito e 10% no crediário. Já 45% optaram pelo pagamento a vista: 27,50% no crédito, 10% no dinheiro e 7,5% no débito – indicador positivo diante dos índices de endividamento e inadimplência no estado.

A pesquisa de preço – uma das estratégias para economizar nas compras – foi pouco utilizada conforme a percepção dos empresários: 62% consideraram a frequência baixa. Os dados foram levantados com empresários nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Avaliação do consumidor

Outro indicador apurado pela Fecomércio SC e a FCDL/SC é a Avaliação do Consumidor, que pondera a experiência de compra desde o atendimento até as características do produto escolhido. De acordo com a pesquisa, 71,3% dos consumidores entrevistados na Intenção de Compras comprou o presente, mas o percentual de desistência aumentou– passando de 17,4% em 2015 para 28,7% em 2016 –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que corroeram o poder de compra das famílias.

Os segmentos do vestuário (51,4%), seguido por calçados (15,5%) e perfumes/cosméticos (12,5%) lideraram a preferência, no entanto, o maior gasto médio foi com eletroeletrônicos (R$ 469,77). Os principais destinos das compras em Santa Catarina foram as lojas do comércio de rua (69,9%) e os shoppings (22%). Levando em conta a agilidade no atendimento, cordialidade do atendente e clareza de informações fornecidas, os consumidores atribuíram a nota 8,7 para o atendimento nas lojas.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

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