Chapecó mantém crescimento no gasto médio para dia das crianças
Cidade tem incremento pelo terceiro ano consecutivo, mas fica abaixo da média estadual
Principal cidade do oeste, Chapecó manterá o crescimento no gasto médio para o dia das crianças neste ano, chegando a R$ 163,11 – contra R$ 149,00 no ano passado e R$ 131,83 em 2014. A média estadual, no entanto, é superior, com previsão de gastos de R$ 177,70. Os dados são da pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), realizadas nas datas especiais, sobre intenção de compras e resultados de vendas.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.
“O resultado reflete as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, considera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.
A situação financeira é considerada igual ou melhor neste ano para 63,3% dos consumidores da cidade. A preferência pelo pagamento à vista (76,6%) se destaca, assim como considerar o preço o principal critério na escolha do presente (39%, idêntico à média catarinense). No entanto, 64,3% não pesquisarão nem comparar os valores antes da compra.
Perfil do consumidor
O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Os brinquedos, com 51,9%, dividirão a preferência dos consumidores com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.
Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.
Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto, 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.