Consumidor de Criciúma planeja comprar sem pesquisar preços no dia das crianças

Atualizado em 28 dezembro, 2017

66,1% dizem estar em situação financeira melhor ou igual que em 2015

Enquanto a média de consumidores que planejam pesquisar preço antes de realizar as compras para o dia das crianças no estado chega a 70,7%, este índice é de apenas 59,8% em Criciúma, o menor de Santa Catarina. A pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) aponta ainda que o gasto médio na cidade será de R$ 171,28, abaixo do patamar estadual – de R$ 177,70 e que que 66,1% dos entrevistados consideram estar em situação igual ou melhor em relação ao ano anterior superior ao aferido em Santa Catarina (65%).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado reflete as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, considera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

A pesquisa também destaca a preferência pelo pagamento à vista (71,4%) em Criciúma. Preço e promoção serão os quesitos mais observados (27% cada) pelo consumidor na cidade para uma melhor experiência de compra.

Perfil do consumidor

O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Os brinquedos, com 51,9%, dividirão a preferência dos consumidores com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto, 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

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