Capital tem o maior gasto médio estadual na intenção de compras para o dia das crianças

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Valor previsto na cidade é de R$ 205,45, semelhante ao registrado em 2014

Florianópolis lidera o ranking de gasto médio para as compras do dia das crianças em Santa Catarina: R$ 205,45, conforme pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), acima da média estadual de R$ 177,70. O valor representa acréscimo de 50,2% sobre o ano anterior e semelhante ao registrado em 2014, de R$ 207,08.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

No entanto, de acordo com a consulta, 27,2% dos entrevistados na cidade declararam estar em situação financeira pior do que a do mesmo período do ano anterior, enquanto 39,2% apontaram que as condições são iguais e apenas 33,6% afirmaram estar com mais dinheiro no bolso.

A preferência por pagamento integral da compra e a preocupação com o comprometimento da renda também se destacam. A modalidade à vista foi a mais lembrada (75,1%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (23,9%). A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 69,1% dos entrevistados de Florianópolis, resultado semelhante ao dado estadual.

Perfil do consumidor
O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Os brinquedos, com 51,9%, dividirão a preferência dos consumidores com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversão. No entanto, 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

 

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