Joinville pagará à vista pelas compras do dia das crianças
Gasto médio na cidade será o menor do estado
Olho nos preços e promoções e pagamentos à vista – esse será o comportamento médio do consumidor joinvilense nas compras para comemorar o dia das crianças, segundo pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). 81,9% dos consultados revelaram que pagarão à vista, contra a média estadual de 77,5%. No entanto, o gasto médio na cidade será de R$ 156,15, o menor de Santa Catarina, cuja estimativa é de R$ 177,70.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.
“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.
O comportamento majoritário na forma de pagamento se reflete nos quesitos que o consumidor de Joinville mais levará em consideração para as compras: 64% observarão o preço e 18% julgam a promoção uma ação fundamental. Para 70,7% deles haverá pesquisa de preço – mesmo percentual estadual – e 66,4% dos entrevistados apontaram estar em situação igual ou pior em relação ao ano anterior.
Perfil do consumidor
O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.
Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto que apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.
Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.