Florianópolis tem o menor índice do estado para pagamento à vista das compras de Natal

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Capital deve ter o segundo maior gasto médio com presentes

Com gasto médio de R$ 550,52, a capital catarinense deve ter o segundo maior valor do estado nas compras de presentes para o Natal deste ano – atrás apenas de Blumenau (R$ 585,96). A percepção sobre a situação financeira está bastante equilibrada em Florianópolis: 35% consideram pior, 34% melhor e 30,7% igual. O levantamento consta na pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

A cidade também se destaca pela menor pretensão de compras à vista em dinheiro entre as cidades pesquisadas (58%), contra a opção de 39,7% pelo cartão, somando parcelamento (18,7%), crédito (11%) e débito (10%). Este resultado é considerado preocupante, visto que o índice de pessoas que estão com a renda comprometida com dívidas e com contas penduradas já chega a 85,6% e 24,6%, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) de novembro.

Os consumidores estão mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais em conta. Teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas despontam novamente no ranking de produtos preferidos (39,1%), seguidas por brinquedos (25,2%) e eletrônicos (6,4%). Em relação ao local de compra, destacam-se o comércio de rua (65%) e os shoppings centers (19,7%).

Em média, serão 4,61 presentes por consumidor. A compra de vários itens é uma das principais características do Natal e eleva o gasto médio na comparação com outras datas comemorativas. Os mais presenteados serão os filhos (38,7%), pais (14%) e cônjuges (12,3%).

Para garantir o melhor custo/benefício 79,7% deve realizar pesquisa dos valores. Os principais atributos levados em conta pelo consumidor devem ser selo de qualidade (49%), preço (33%) e atendimento (10%).

Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal. Pelo menos 27,3% dos entrevistados deve viajar no feriado, a maioria dentro do próprio estado (50,6%), o que ajuda a dinamizar a economia local. Os outros destinos são o Rio Grande do Sul (10,3%) e Rio de Janeiro (9,2%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.