Lageanos devem ser contidos nas compras de Natal

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Consumidores pretendem comprar menos presentes e gastar pouco para não comprometer orçamento

A troca de presentes no Natal em Lages tende a ser mais tímida este ano: a cidade da Serra catarinense deve comprar menos itens (4,07), abaixo da média estadual (4,47), e ter o terceiro menor gasto médio do estado (R$ 393,56), conforme a pesquisa de intenção de compras para o período, realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Ainda assim, a data é a mais esperada do ano pelo setor e será uma oportunidade para o varejo iniciar a recuperação após meses marcados por resultados negativos. A percepção dos consumidores sobre a própria situação financeira é fragmentada, sendo que 39,2% avaliam estar em condição pior, outros 34% consideram estar igual a 2015, e, por fim, 26,8% creem estar melhor na comparação com o ano passado.

Os consumidores estão mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais em conta. Teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas são prioridade na lista de presentes (44,1%), seguidas por brinquedos (32,4%) e calçados (7,7%). O comércio de rua deve ser o principal destino (91,8%), bem a frente dos shoppings centers (2,1%). Os mais presenteados serão, em ordem decrescente, os filhos (57%), pais (17,2%) e cônjuges (4,5%).

Os resultados apontam que os consumidores estão cautelosos com os gastos e por isso têm o maior índice de pesquisa antes da compra (85,6%). Os empresários que conseguirem praticar preços competitivos, atributo mais relevante para 49% dos lageanos, saem na frente, mostra o levantamento.

A maioria (63%) pretende comprar à vista em dinheiro e 25,8% deve pagar com cartão, entre parcelamento (18,6%), crédito (4,5%) e débito (2,7%). Chama atenção a porcentagem de pessoas que pretendem parcelar no crediário (8,9%), o maior índice do estado.

Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal. Dos 31,7% que pretendem viajar nos feriados de fim de ano, a maioria deve ficar em Santa Catarina (74,2%), o que ajuda a dinamizar a economia local. Os outros destinos são os estados vizinhos: Rio Grande do Sul (11,3%) e Paraná (5,2%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.