Volta às aulas: 71,9% dos consumidores devem comprar material escolar à vista em Joinville

Atualizado em 21 dezembro, 2017

A compra do material escolar deve impactar no faturamento do comércio joinvilense nos primeiros meses do ano. A cidade no Norte de SC tem o maior percentual de consumidores que pretendem comprar à vista (71,9%), à frente do comportamento estadual (64,1%), conforme a pesquisa sobre a expectativa de vendas para a volta às aulas em 2017, realizada pela Fecomércio SC.

Confira a Pesquisa de Intenção do Consumidor na íntegra

A intenção é de gasto médio de R$228,59, o segundo mais econômico do estado e também inferior a 2016 (R$ 247,45). Para otimizar o orçamento doméstico, 61,9% têm intenção de comparar os preços antes de ir às compras ou ainda reutilizar os materiais escolares do ano anterior (20,5%). O quesito preço será determinante para 80,5% dos consumidores, acima da qualidade (7%), local de compra (7,9%) e atendimento (2%).

De acordo com o presidente da Federação, Bruno Breithaupt, a procura pelos itens já começou em dezembro, com o extra do 13º, e promete movimentar o setor durante todo o mês de fevereiro. “Negociar com os consumidores um valor mais atraente para as compras à vista pode ser uma grande vantagem competitiva para os lojistas. Os catarinenses querem começar o ano sem dívidas, tanto que mais da metade planeja pagar em dinheiro. Nos últimos anos vemos uma mudança no comportamento de consumo- o e-commerce ganhou força, os pais optam por grupos de compras coletivas e trocas de materiais pelas redes sociais e aplicativos – que levaram o lojista a repensar seu negócio”, sinaliza Breithaupt.

Disparado na frente, o comércio de rua (91,1%) deve ser o principal destino para garantir a lista de materiais, especialmente as lojas que oferecem promoções (65,9%) e descontos para mais de um filho (21,5%). Em Joinville, 52,3% dos pais ou responsáveis afirmaram que os filhos acompanham as compras e influenciam na escolha dos produtos (56%), embora mais da metade (57%) não esteja disposta a pagar mais caro para agradá-los.

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