Serviços encerram 2016 com queda de 2,5% no faturamento em SC

Atualizado em 15 fevereiro, 2017

Setores que dependem da produção industrial foram prejudicados

Os serviços em Santa Catarina fecharam 2016 com queda de 2,5% no faturamento, o pior resultado da série histórica iniciada em 2012. A retração da renda familiar desde 2015 influenciou na trajetória de queda do setor, considerado um dos mais relevantes na composição do PIB.

Em dezembro, a receita catarinense retraiu 6,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O país também registrou queda de 1,5% em relação a dezembro de 2015 e -0,1% no acumulado de 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE.

A receita nominal nas atividades turísticas teve recuo de 0,6% em Santa Catarina e 0,1% no Brasil. Os serviços prejudicados pelo encolhimento da atividade industrial (-3,3%) no ano passado apresentaram os piores resultados desde o início da apuração da pesquisa.

“O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caiu 5,7% em termos de receita, refletindo a diminuição na produção da indústria e na circulação de mercadorias. Esta foi a maior queda entre os segmentos pesquisados. Na esteira do elevado número de fechamento de empresas, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram queda de 1,4%. Em terceiro aparece os serviços de comunicação e informação (1,2%), fruto da queda dos investimentos e do consumo”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. Segundo ele, o setor sofre influência de outros indicadores, como o nível de emprego, renda média das famílias, desempenho da indústria, volume de vendas no comércio e contratações de serviços pelo governo.

Dois segmentos tiveram variação positiva na receita nominal, mas ainda assim as mais baixas desde o início da pesquisa e abaixo da inflação do período: serviços prestados às famílias (1,8%) e outros serviços (3,1%), que inclui os segmentos imobiliários e de eventos. O aumento da receita, no entanto, não foi suficiente para compensar a elevação dos custos neste período. 

Leia também

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar

03 setembro, 2024

Painel de Obrigações Tributárias - Setembro de 2024

MERCADO 03 setembro, 2024

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto

ECONOMIA 03 setembro, 2024

Intenção de Consumo das Famílias catarinenses é a segunda maior do país