“Movimento de valorização da política externa não poderá ser estancado”, afirma Fecomércio sobre saída de Serra

Atualizado em 23 fevereiro, 2017

Federação espera que novo ministro esteja à altura dos desafios que a pasta representa para SC

 

A saída de José Serra da pasta das Relações Exteriores foi recebida com surpresa pela Fecomércio SC, que viu nas ações do ministro a concretização de um novo contexto para as relações do Brasil, sobretudo com a América Latina, um dos principais parceiros do país e de Santa Catarina. O movimento de valorização da política externa não poderá, agora, ser estancado.

Serra deixa como marco de gestão um importante legado: a partir da aproximação do Brasil com a Argentina, o debate sobre a integração com países da costa do Pacífico, como Chile e Peru, e com o México, como resultado da oportunidade que se abre com a plataforma protecionista dos Estados Unidos, nesta recém-iniciada gestão Trump.

Estas iniciativas são uma grande oportunidade para que o nosso país expanda seu comércio exterior em direção a novos mercados, consolidando-se especialmente na Ásia e apostando na política comercial dos Brics, para que reafirme a sua posição de liderança regional na América, seguindo o movimento de integração sul-americana resultante da virada na política de alguns países.

"A política de comércio exterior é prioritária para Santa Catarina, o que nos leva, os empreendedores catarinenses, a demandar que o futuro novo ministro seja um nome à altura dos desafios que a Pasta representa para o nosso estado, para o próprio governo Temer e para o Brasil. Que a saída de Serra não se traduza na piora dos indicadores catarinenses", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A entidade espera que a indicação de substituição ao cargo seja feita o mais rapidamente possível, de modo que não haja oscilação na confiança interna e externa e que a mudança não seja motivo de instabilidade para o País.

Desta forma, a Fecomércio SC e as mais de 400 mil empresas do setor do comércio de bens, de serviços e de turismo de Santa Catarina representadas pela entidade terão a certeza da prevalência e do fortalecimento das políticas de Estado sobre as frágeis políticas de governo.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar

03 setembro, 2024

Painel de Obrigações Tributárias - Setembro de 2024

MERCADO 03 setembro, 2024

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto

ECONOMIA 03 setembro, 2024

Intenção de Consumo das Famílias catarinenses é a segunda maior do país