Consumidores serão mais econômicos em Joinville na Páscoa
A Páscoa deve aquecer as vendas nos supermercados e comércio de rua nos próximos dias em Joinville. Os consumidores, porém, devem ser os mais econômicos do estado- o gasto médio está previsto em R$130,47, repetindo o comportamento do ano passado (R$134,22), quando também estava em três mais baixos.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Segundo a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, a percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 39,5% afirmaram que estão na mesma condição, 32,2% pior e 27,6% melhor.
Os dados mostram que os consumidores estão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 73,8% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.
“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Perfil do consumidor
Os supermercados (48,5%) devem ser o principal destino das compras, à frente do comércio de rua (37,2%). Entre as cidades pesquisadas, Joinville tem o maior índice de consumidores que pretende comprar em shopping (12,3%).
Com o maior percentual do estado, os estabelecimentos que vendem chocolate serão os mais procurados (99%) na cidade. Apenas 0,3% pretende comprar roupas ou calçados. A maioria deve optar pelos ovos industrializados (60,1%), chocolates variados (30,5%), como barras e caixas de bombons, e artesanal (8,7%).
Em tempos de restrição econômica, o primeiro quesito levado em conta é o preço (75%). Promoção (13%) e atendimento (8%) também devem ser considerados. Um percentual bastante expressivo (85,7%) pretende comprar em dinheiro, seguido pelo parcelado no crédito (10%) e débito (3,3%).
Apenas 8% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, a maioria (50%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Paraná (33,3%) e o Rio Grande do Sul (8,3%) também figuram na lista.
As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.